Saúde confirma 50 casos de microcefalia em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde confirma 50 casos de microcefalia em Sergipe
Cotidiano 24/05/2016 16h50


Da Redação

A Secretaria da Saúde de Sergipe já notificou ao Ministério da Saúde 231 casos de microcefalia e outras alterações no sistema nervoso em bebês provocados por agentes infecciosos, entre eles o vírus Zika.

Conforme dados do boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (24), entre os casos suspeitos de microcefalia, 50 já foram confirmados, 39 descartados e 142 seguem em investigação, dos quais nove bebês já morreram.

De acordo com a SES, os casos de microcefalia estão distribuídos em 53 municípios sergipanos.  A região de Aracaju aparece com maior número de casos (85), seguida pelas Regiões de Nossa Senhora do Socorro (40), Estância (32) e Itabaiana (26).

Entre os casos de microcefalia foram coletados algumas amostras de parturientes e crianças do município de Itabaiana, em pesquisa realizada em parceira com pesquisadores da USP. Os exames detectaram anticorpos para o Zika vírus em sete das oito amostras maternas coletadas, e, em quatro das oito amostras coletadas dos bebês.

Além das amostras coletadas na pesquisa em parceria com a USP, o Laboratório Central de Sergipe registrou 1.625 amostras de casos suspeitos de Febre do Zika em 41 municípios, das quais 14 foram positivas, 535 descartadas e 859 continuam em análise.

Malformação

A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Além da microcefalia, já se sabe que a infecção pelo vírus Zika em gestantes também pode ocasionar problemas na visão, no coração e outros problemas neurológicos no feto.

A microcefalia pode ser causada por diversos agentes infecciosos além do Zika, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.

Ministério da Saúde orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Mais Notícias de Cotidiano
Igor Matias/ Agência Sergipe
08/05/2024  11h50 Confira as vagas divulgadas pela Secretaria do Trabalho nesta quarta-feira
Das 18 oportunidades intermediadas pelo NAT, há vaga para estágio e PcD
Reprodução/ Agência Sergipe
08/05/2024  10h59 Chuvas intensas em Sergipe devem continuar até esta quinta-feira (9)
Segundo SEMAC, as chuvas devem intensificar durante esta madrugada
Reprodução/Google Maps
08/05/2024  10h47 Correios em Sergipe passam a receber donativos para o RS
Estatal expandiu sua rede de recebimento de doação na região Nordeste
Reprodução/SSP
08/05/2024  10h36 Homem é morto e dois são presos, suspeitos de tráfico de drogas em SE e AL
A prisão é resultado de uma operação conjunta entre as Policias Civis dos estados
Mario Souza/SES
08/05/2024  09h55 Interno mata paciente dentro do Hospital São José
Caso aconteceu na madrugada desta quarta. Suspeito alega legítima defesa

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado