Saúde de Aracaju esclarece boatos de epidemia | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde de Aracaju esclarece boatos de epidemia
Cotidiano 17/02/2015 08h00


Febre e manchas vermelhas no corpo são sintomas que tem provocado boatos de epidemia de rubéola na capital aracajuana. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que são apenas boatos, trata-se de doenças com sintomas parecidos e é preciso um diagnóstico mais rígido para identificar a doença.

Segundo a médica infectologista, Fabrízia Dias, na verdade, o município apenas está passando por uma fase de aumento no número de casos de doenças febris exantemáticas. “Que são aquelas manchas vermelhas na pele que pode vir com coceira ou não. Não estamos com epidemia de rubéola. Só que precisamos da parceria dos médicos, dos colegas da base da atenção primária, dos consultórios, pra a gente ter esse panorama pedindo sorologia”, destacou.

Um dos sintomas da rubéola é a exantema, que é uma erupção geralmente avermelhada que aparece na pele devido à dilatação dos vasos sanguíneos ou inflamação. “Pra gente fechar o diagnóstico de rubéola, a gente precisa de outros elementos clínicos, para que sejam somados a isso. Febre mais exantema e outros quadros clínicos são alguns aspectos pra que a gente possa dizer que realmente é rubéola”, explicou.

A médica ainda esclarece que “os sintomas da rubéola são febre não tão alta, associada ao quadro de exantema, e muito característica é aumento dos gânglios da cadeia cervical, ou seja, do pescoço. O que caracteriza o quadro de rubéola é essa linfadenopatia, ou seja, aumento dos gânglios cervicais”.

Por causa dos sintomas, existe uma gama de doenças que podem ser confundidas com a rubéola. “O que está acontecendo são quadros só com exantema e estão dizendo que é rubéola. Doenças como mononucleose, citomegalovirose, adenovirose, viroses intestinais, viroses características da infância como exantema súbito, então tem uma gama de doenças virais, fora as bacterianas. A gente precisa que haja uma avaliação correta nos diagnósticos, ou seja, se munindo de quadros clínicos realmente sugestivos de Rubéola e que seja pedida a sorologia”, completou a infectologista.

egundo dados da SMS, o último caso de rubéola diagnosticado em Aracaju foi no ano de 2008. “A rubéola já foi erradicada no Brasil. Em 2008, tivemos uma campanha imensa em nível nacional, vacinando mulheres em idade fértil. Até 2014, não tivemos nenhum caso diagnosticado no Brasil. É interessante que os profissionais continuem investigando, pensando que possa ser rubéola, mas que seja feito um diagnóstico de forma criteriosa baseado nos elementos clínicos. E lançar mão das sorologias para diagnóstico confirmatório, é isso que a gente precisa”, finalizou a médica. 

Fonte: SMS

Foto: Sérgio Silva/SMS

Mais Notícias de Cotidiano
 Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS/Ilustrativa
16/05/2024  18h35 Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul
Água, alimentos não perecíveis e material de limpeza são prioridades
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
16/05/2024  18h10 Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta-feira (17)
Mais de 67 mil vagas são oferecidas, segundo o Ministério da Educação
UFS
16/05/2024  18h10 Deputada critica falta de consulta pública na eleição para reitor da UFS
Linda alega que foi ferida tradição democrática e ignorada participação da comunidade
PMSE/Reprodução
16/05/2024  17h35 Polícia apreende drogas e troca tiros com suspeitos em Aracaju
A PM informou que foram recebidos com hostilidade pelos suspeitos
SES
16/05/2024  16h37 Hemose realiza coleta externa no município de Capela nesta sexta-feira (17)
Ação visa aproximar o cidadão da doação de sangue e ampliar os estoques

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado