Saúde de Aracaju lança campanha contra as Hepatites Virais | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde de Aracaju lança campanha contra as Hepatites Virais
Cotidiano 24/07/2015 14h01


Em maio de 2010, a Organização Mundial da Saúde instituiu o dia 28 de Julho como o “Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais”, como forma de sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento desta doença silenciosa (mas que pode matar). Através do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, a Saúde de Aracaju lançará na próxima terça-feira, 28, a campanha 2015 de combate às hepatites. Em Aracaju, no ano de 2013 foram registrados 42 casos de Hepatite B e 45 casos de Hepatite C. Em 2014, foram 50 casos de Hepatite B e 21 casos de Hepatite C. Até julho deste ano registrou-se  17 casos de Hepatite B e 18, de Hepatite C. (confira a programação completa da campanha logo abaixo).

As Hepatites Virais são causadas por vírus hepatotróficos (que têm preferência pelas células do fígado) e classificadas por letras do alfabeto (vírus A, vírus B, vírus C, vírus D e vírus E). A maioria das hepatites virais são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas. Quando apresentam sintomatologia, o paciente costuma demonstrar: fadiga, mal-estar, náuseas, dor abdominal, falta de apetite e icterícia (olhos e pele amarelados).

As Hepatites Virais têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e crônicas, chances de progressão para cirrose e/ou câncer de fígado. A distribuição das Hepatites Virais é universal. No Brasil, estima-se que exista cerca de dois milhões de portadores crônicos de hepatite B e três milhões de portadores da hepatite C. A maioria das pessoas desconhece seu estado de portador e constitui elo importante na cadeia de transmissão desses vírus o que perpetua as duas infecções.

Transmissão

Segundo explicou a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Débora Oliveira, a principal via de contágio dos vírus da hepatite A (HBA) e hepatite E (HEV) é a fecal-oral - por contato inter-humano ou através de água e alimentos contaminados. Essa via de transmissão favorece a disseminação da infecção nos países em desenvolvimento onde a contaminação dos reservatórios de água perpetua a doença. A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) se faz por via parenteral, e, sobretudo, pela via sexual, sendo considerada doença sexualmente transmissível (DST). A transmissão vertical (materno-infantil) também é causa frequente de disseminação do vírus.

“A hepatite C ocorre principalmente por via parenteral. Em percentual significativo de casos não é possível identificar a via de infecção. São consideradas populações vulneráveis para a infecção pelo HCV: usuários de drogas intravenosas ou usuários de cocaína inalada que compartilham os equipamentos de uso, pessoas com tatuagem, piercing ou que apresentem outras formas de exposição percutânea (atendentes de consultórios odontológicos, podólogos, manicures, etc, que não obedecem às normas de biossegurança). A transmissão sexual é pouco frequente e, ocorre principalmente em pessoas com múltiplos parceiros e com prática sexual de risco (sem uso de preservativo). A transmissão da hepatite C de mãe para filho (vertical) ocorre em 3-5% dos casos”, explicou.

O Vírus Delta (HDV) é satélite do HBV, ou seja, ele precisa do vírus da hepatite B para realizar sua replicação. A Hepatite Delta crônica ocorre em áreas endêmicas da Itália, Inglaterra e no Brasil (na região Amazônica). O vírus Delta tem mecanismos de transmissão idênticos aos da Hepatite B.  De acordo com a informação da enfermeira e técnica responsável pelo Programa Municipal de Hepatites Virais, Marília Uchoa, os exames para as Hepatites Virais são oferecidos em toda rede da Atenção Primária de Aracaju (que é composta por 43 Unidades de Saúde da Família e por 136 Equipes de Saúde da Família).

Atendimento e imunização

Os exames para Hepatite B e C também são realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Aracaju, localizado no Cemar do bairro Siqueira Campos (que funciona com porta aberta, recebendo pacientes de todo o Estado).

Os pacientes portadores de Hepatites Virais crônicas são acompanhados pelo Hospital Universitário de Sergipe, no Centro de Hepatologia de Sergipe. A imunização contra a hepatite B é realizada em três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose (0, 1 e 6 meses). Os medicamentos para o tratamento das Hepatites Virais crônicas são fornecidos pelo CASE.

A vacina contra hepatite B está disponível no SUS para os seguintes grupos vulneráveis: menores de um ano de idade, a partir do nascimento, crianças e pessoas até 49 anos de idade; nos doadores regulares de sangue; portadores de hepatite C; usuários de hemodiálise; profissionais de saúde; populações indígenas (todas as faixas etárias); comunicantes domiciliares de portadores do vírus da hepatite B; pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, etc); homens que praticam sexo com homens; profissionais do sexo e portadores de DST.

Imunoglobulina Humana Anti-Hepatite Tipo B

A imunoglobulina humana anti-hepatite tipo B (IGHAB), disponível nos Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) e nas maternidades do município de Aracaju, é indicada para pessoas não vacinadas após exposição ao vírus da hepatite B nas seguintes situações:

• Vítimas de abuso sexual;

• Comunicantes sexuais de caso agudo de hepatite B;

• Vítimas de exposição sanguínea (acidente pérfuro-cortante ou exposição de mucosas), quando o caso fonte for portador de Hepatite B;

• Recém-nascidos de mãe sabidamente portadora do HBV.

Pacientes que receberam a Imunoglobulina Humana devem iniciar ou completar o esquema de imunização contra a hepatite B.

Confira a programação para o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28/07/2015)

28/07/2015 – 8h às 15h: Panfletagem + Distribuição de Laços + Testagem para HIV, Sífilis e Hepatites C na Praça dos Mercados de Aracaju, no centro da Cidade. Chamar as mídias (rádio e tv's). Apresentação da Companhia de Teatro da SMTT Cones de Teatro sobre prevenção às Hepatites Virais na Praça de Evento dos Mercados Centrais durante a testagem do CTA Itinerante. Realização de Panfletagem sobre a prevenção das Hepatites Virais nos salões de beleza e studios de tatuagens, do centro da cidade com os PRD.

29/07/2015 – 14h: Palestra sobre Prevenção às DST/HIV/Aids/Hepatites Virais, panfletagem + Distribuição de Laços amarelos + Implantação do Ponto da Prevenção em Empresa da construção civil de Aracaju.

30/07/2015 – 15h: Testagem rápida para HIV pelo Fluido Oral + palestra sobre Prevenção às DST/HIV/Aids/Hepatites Virais +  panfletagem + Distribuição de Laços amarelos + vacinação contra Hepatite B e Implantação do Ponto da Prevenção na Empresa Torre.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação PM
18/05/2024  10h17 Três pessoas ficam feridas após acidente na Tancredo Neves, em Aracaju
Sinistro aconteceu na madrugada deste sábado (18). Motorista fugiu do local
Marcos Rodrigues/Agência Sergipe
18/05/2024  08h33 Sergipe tem sete municípios em situação de emergência
São seis municípios foram afetados pela seca e estiagem e um em razão das chuvas
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  08h10 Confira a previsão do tempo para Aracaju neste sábado (18)
Capital está com alerta vermelho com possibilidade de grande volume de chuvas
Ilustrativo/ Pixabay
18/05/2024  08h00 Herança digital: Saiba como proceder com a redes sociais após a morte
A tecnologia permite que algumas redes transformem o perfil em memorial
Ilustrativo/ Freepik
18/05/2024  07h00 Protetor solar vencido: saiba se pode usar produto fora da validade
O protetor solar perde a validade entre 12 e 24 meses após a fabricação

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado