Saúde de Sergipe reforça plano de contingência para os festejos juninos | F5 News - Sergipe Atualizado

Forró
Saúde de Sergipe reforça plano de contingência para os festejos juninos
As ações vão acontecer a partir do início de junho e seguem até o final do mês
Cotidiano | Por Agência Sergipe 30/05/2023 17h14


Tradição, música, bandeirinhas e muita animação são elementos que não podem faltar durante os festejos juninos em Sergipe. Outro componente essencial para aos forrozeiros neste período junino é a garantia da assistência à saúde e, para isso, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará com equipes a postos para atender as demandas da população. Desta maneira, a SES vai atuar com o plano de contingência para os trinta dias de festejos juninos.

As ações se darão a partir do início de junho e seguem até o final do mês, envolvendo desde o abastecimento dos bancos de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe(Hemose), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu) aos municípios do estado, as fiscalizações  da Vigilância Sanitária, além do reforço da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital  de Urgências Governador João Alves Filho e de hospitais regionais no interior do estado.            

Samu Sergipe 192     

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) preparou um plano de contingência que prevê a montagem de um Posto Médico Avançado no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, contendo leito de estabilização e seis leitos de observação. Serão, por noite, doze profissionais envolvidos no atendimento do posto durante os vinte e sete dias de festa.  A equipe será composta por funcionário administrativo, condutor, médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, além de gestor.  

Além disso, será montado um Posto para Atendimento no Arrastapé do 18 do Forte, no Bairro 18 do Forte, contendo três leitos de observação, além de duas motolâncias, totalizando dezesseis profissionais. O plano prevê o empréstimo de equipamentos médicos hospitalares para montagem de posto médico às prefeituras municipais de Areia Branca e Nossa Senhora do Socorro, como também o monitoramento das estatísticas de atendimentos das viaturas.  

O Samu também enviará viaturas tipo Unidades de Suporte Básico (USB) para localidades com eventos públicos com grande aglomeração de pessoas, a exemplo dos Festejos juninos da Barra dos Coqueiros, abertura do São João de Areia Branca, Festa dos Caminhoneiros de Itabaiana, Forró dos Sonhos de Ribeirópolis, Festa do Catete em Rosário do Catete, Forró Caju em Aracaju, Forró Siri em Nossa Senhora do Socorro.  Será implantado canal prioritário para acionamentos da Central de Regulação de Urgência (CRU) dos eventos públicos de menor potencial.   

Ao todo, o planejamento do órgão prevê o envolvimento de 49 viaturas de suporte básico; 58 motolâncias; 380 profissionais envolvidos diretamente com assistência; apoio para a Central de Regulação de Urgências e Central de Equipamentos. O Samu Sergipe 192 dará suporte também a eventos por meio de canal prioritário para concursos de quadrilhas, cavalgadas, apresentações culturais, arraiais em bairros, passeios de carroça, casamentos matutos. Além disso, vai atender as solicitações de municípios diversos, a exemplo de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Areia Branca, São Cristóvão, Ribeirópolis, Rosário do Catete, Sirri, Itaporanga D’ajuda.  

A assessora da Superintendência do Samu 192 Sergipe, a enfermeira Cintia Guerra, chamou a atenção para o aumento da demanda do órgão no período junino.  “No período junino, se mantém a operação padrão, de todos os chamados de urgência e emergências, assim como remoção inter-hospitalar, adicionando às condições do período junino, que demandam atenção para queimaduras, acidentes com fogos e, casos de eventos com grande aglomeração de pessoas, o abusos de álcool ou outros tipos de substâncias, além do impacto geral de acidentes em rodovias, que tendem a aumentar”, disse.     

Ainda segundo Cíntia Guerra, com o aumento das síndromes gripais e da demanda habitual dos serviços do órgão de urgência e emergência, foi definido que as viaturas avançadas serão mantidas nas regionais, para atendimento do perfil habitual do Samu, que são ocorrências graves e de remoção inter-hospitalares. 

 “A gente entende que os eventos festivos, por mais de aglomerem pessoas, têm um potencial de gravidade manejável por conta dos recursos montados no evento. Desta maneira, foi recomendado aos gestores municipais que montassem postos médicos nos locais de festas ou próximo, e que os Hospitais de Pequeno Porte (HPP) locais fossem reforçados, assim como garantido as escalas médicas para que, numa necessidade de urgência, o paciente mais grave tenha o atendimento inicial nos postos médicos dos eventos e, caso seja necessário, seja deslocado por uma viatura avançada do Samu”, pontuou.     

Huse

Já o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), maior hospital público do estado e referência no atendimento de alta complexidade à população, elaborou um plano estratégico com o objetivo de atender a demanda durante os festejos juninos de 2023. A unidade preparou uma estrutura com uma escala diferenciada, a fim de reforçar o atendimento no pronto-socorro, de pacientes que poderão chegar em caráter de urgência.       

Uma equipe multidisciplinar estará de plantão na sala de sutura do pronto-socorro da unidade, para realização da triagem de pacientes, que serão avaliados e direcionados de acordo com sua classificação de risco ou gravidade. Para as vítimas de pequena ou média gravidade, o hospital vai disponibilizar uma sala específica para a realização de procedimentos. Lá, permanecerão em observação ou receberão alta hospitalar após o devido atendimento. O espaço ficará disponível no início do mês de junho e só será desativado após a primeira semana de julho.

Para os pacientes de alta complexidade que chegarão à unidade, o fluxo inicia na Ala Vermelha. A depender do quadro, ele seguirá para o Centro Cirúrgico. Finalizado o procedimento, ele será encaminhado para a Unidade de Tratamento de Queimado (UTQ) ou para uma enfermaria exclusiva localizada na Ala D.

Sobre a UTQ, referência no Nordeste no tratamento a pacientes queimados e único no estado de Sergipe,  o Huse vai trabalhar com escala dobrada nas datas que correspondem ao Santo Antônio, São João e São Pedro, períodos em que ocorrem maior demanda hospitalar no mês de junho.  

Leitos específicos

A unidade hospitalar dispõe de um setor dedicado para atendimento de Incidentes de Múltiplas Vítimas (IMV), denominado Corredor de Catástrofes.

Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) também intensificará as ações com o intuito  de reforçar a importância da doação de sangue, através  do Junho Vermelho, mês em que ocorrem os festejos juninos e, também celebra em 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue.    

O órgão reforçará parcerias com grupos fidelizados e fará coletas externas de sangue com instituições fidelizadas ao serviço, a exemplo da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) e a Prefeitura de Ribeirópolis, que acontecerá respectivamente nos dias 2 e 7 de junho.   

As campanhas visam aumentar as doações e realizar a manutenção dos estoques dos sangues, O, A, B e Ab, positivo e negativo, em níveis estáveis, para atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar do Estado. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue, e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.      

Vigilância Sanitária Estadual

Outro órgão que também atuará no período dos festejos é a Vigilância Sanitária Estadual que intensificará as ações no período de 1º a 30 de junho. As ações se concentrarão no Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Centro de Criatividade e Gonzagão. Os fiscais atuarão por noite, vistoriando alimentos e bebidas de ambulantes, bares e restaurantes credenciados para a comercialização naquelas áreas.

Serão vistoriadas as estruturas de higienização dos espaços de comercialização, bem como o uso de Equipamentos de Proteção Pessoal (EPIs) pelos comerciantes, como aventais, tocas e máscaras.

De acordo com as informações do fiscal sanitário da área de alimentos da Vigilância Sanitária, Ricardo Macena, o intuito é garantir a segurança alimentar aos  forrozeiros que estiverem nos eventos.  “Nós vamos verificar as condições higiênicas e sanitárias do local, o uso de EPI´s pelos manipuladores, se eles estão usando toca, sem adorno como relógio, brinco, entre outros. Outra coisa observada será em relação à organização do espaço para comercialização, identificação, disposição e acondicionamentos dos produtos”, informou.   

Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 inscrições ambulantes se inscrevem para venda
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Divulgação PM
18/05/2024  10h17 Três pessoas ficam feridas após acidente na Tancredo Neves, em Aracaju
Marcos Rodrigues/Agência Sergipe
18/05/2024  08h33 Sergipe tem sete municípios em situação de emergência

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado