Saúde esclarece que marcação de cirurgias respeita fila de agendamento | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde esclarece que marcação de cirurgias respeita fila de agendamento
Cotidiano 23/10/2015 07h56


Diante das reclamações que surgiram por conta das mudanças no fluxo sistema de regulação das filas para a marcação de exames de alta complexidade e de procedimentos cirúrgicos, o secretário Municipal da Saúde, Luciano Paz, esclarece que a medida visa ter um maior controle sobre as filas, permitindo que o usuário que está há mais tempo aguardando um procedimento, seja atendido primeiro. “O município não tinha controle dessas filas e várias pessoas conseguiam furar esse fluxo e ser atendidas antes de outras que já estavam há mais tempo aguardando para realizar os procedimentos”.

Luciano Paz explica ainda que, de acordo com as agendas passadas pelos hospitais, até então, não havia nenhuma cirurgia marcada que não houvesse sido autorizada pela SMS, através do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar). “Solicitamos a agenda dos hospitais para confirmar se qualquer cidadão que tivesse dependendo da nossa autorização, para realizar a cirurgia e que a mesma já estava marcada, nós faríamos a autorização. Ou seja, pessoas que declararam que estão com procedimentos cirúrgicos já agendados, não estão dentro das nossas agendas, que foram fornecidas pelos hospitais conveniados”.

O secretário enfatiza que, se a agenda é do hospital e não da Secretaria Municipal da Saúde, esses procedimentos não serão pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Apenas aqueles que forem regulados e que estiverem conforme contratado pela Saúde de Aracaju, junto aos hospitais credenciados, serão pagos pelo SUS”.

Era uma prática comum, de acordo com Luciano Paz, muitos desses usuários buscarem conhecidos, médicos que encaminhavam diretamente para os hospitais, ou de conhecidos que tinham dentro dessas unidades, algum diretor ou até mesmo por políticos e qualquer outra pessoa que pudesse indicar, para que fossem atendidos antes. “Não estamos dificultando, na verdade, estamos preservando aquele cidadão que já está na fila esperando para ser atendido e essa cirurgia demora dois, três meses, enquanto outros fazem um pedido na sexta-feira e na outra semana já estão sendo operados”.

O critério obedece a fila e também a relevância (urgência) de cada caso. “Estamos fazendo uma justiça social, regulando essa fila para que algumas pessoas que estavam furando a fila não tenham mais como fazer isso, e também dando prioridade aos casos que são mais urgentes”.

Fonte: Agência Aracaju

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/ Arquivo pessoal
03/05/2024  17h49 Suspeito de racismo e LGBTfobia em lanchonete de Aracaju é intimado
Delegada solicitou as imagens das câmeras de segurança para auxiliar na identificação
Arthuro Paganini
03/05/2024  17h41 Chuvas em Aracaju: abril bate recorde e previsão é de mais precipitação em maio
Alagamentos triplicam e risco de colapso estrutural dispara em meio à clima instável
Jadilson Simões/Alese
03/05/2024  17h35 Justiça mantém condenação da primeira-dama de Simão Dias por transfobia
A pena privativa de liberdade foi substituída por uma restritiva de direitos
Lícia Menezes/ PMA
03/05/2024  17h31 Trânsito será alterado neste sábado para corrida na Orla de Atalaia
A previsão é que o fluxo seja totalmente liberado às 22h, na avenida Santos Dumont
Polícia Civil/Reprodução
03/05/2024  17h00 Suspeito de assalto se rende à polícia após fotos divulgadas em Aracaju
Ele se apresentou à delegacia e devolveu os aparelhos que foram roubados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado