Saúde Mental: Governo capacita para atendimentos de pacientes em crise | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde Mental: Governo capacita para atendimentos de pacientes em crise
Cotidiano 22/07/2015 09h55


Profissionais de enfermagem de unidades hospitalares de Sergipe participam de uma capacitação sobre a atenção a pessoa com transtorno mental, usuário de álcool e outras drogas. O objetivo da ação educacional promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), é qualificar a assistência em Saúde Mental nas portas de urgência e emergência para os usuários em crise.

Serão capacitadas cinco turmas. Cada uma terá três módulos, somando 24 horas aulas cada uma. No momento participam da capacitação de profissionais de unidades localizadas nos municípios de Capela, Aracaju, Carmópolis, Poço Redondo e Itaporanga D'Ajuda.

De acordo com a facilitadora do curso, Karen Emanuella, o curso tem uma metodologia participativa.

"Nesse curso partimos do pressuposto que as pessoas aqui presentes já têm alguma experiência na assistência as pessoas em crise. Discutimos as diretrizes apontadas pela Coordenação Estadual de Atenção Psicossocial articulados com os Centros de Atenção Psicossocial e Atenção Básica, mas sempre fazendo a troca de experiências com esses profissionais que estão aqui", disse Karen Emanuella.

"A crise é um momento de sofrimento não só para o paciente, mas para os profissionais de saúde e para a família. Os profissionais de saúde precisam compreender esse momento tanto para o usuário, quanto para a família. Esse é um momento de estabilização do paciente e de ativação de toda a rede assistencial para continuar o acompanhamento", explicou a facilitadora.

Para a coordenadora de Atenção Psicossocial da SES, Sony Petris, "A capacitação representa um avanço na qualidade da assistência para as pessoas que apresentam transtornos mentais e problemas com o uso de álcool, crack e outras drogas. É o fortalecimento da rede Estadual de Atenção Psicossocial", afirmou.

Segundo a enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) de Poço Redondo, Jainara Freitas, 5% dos casos atendidos no plantão em que atuam são de pessoas em crise.

"A única vez que tive um aprendizado sobre a assistência a pacientes em crise foi na faculdade. Essa capacitação está nos mostrando como conter a crise, utilizar medicações e promover uma assistência humanizada", disse Jainara Freitas.

Fonte e foto: Asscom/SES

Mais Notícias de Cotidiano
Emsurb/ Ascom
05/05/2024  10h00 Trânsito ficará meia pista na avenida Tancredo Neves nesta segunda-feira (6)
Será aplicada uma segunda camada de asfalto no sentido Beira Mar da via
Arthuro Paganini/Secom
05/05/2024  09h43 Estações meteorológicas em 40 municípios devem monitorar situações de risco
Governo prevê que instrumentos tornarão mais eficaz a prevenção aos efeitos da chuva
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente
Uma das fontes de proteína animal mais acessíveis, ovo traz benefícios variados para a saúde
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Energisa informou que 50% dos clientes já tiveram o fornecimento reestabelecido
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Suspeitos teriam tentado realizar um assalto e fugiram de bloqueio policial

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado