Saúde orienta sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde orienta sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis
Cotidiano 21/10/2015 13h59


Promover a informação com o objetivo de ampliar o diagnóstico precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).  É com esse objetivo que a  Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência do Programa Estadual (DST/AIDS) participou na manhã desta quarta-feira (21), das atividades da “Semana da Saúde”, evento organizado pela iniciativa privada em parceria com diversas instituições no calçadão do bairro 13 de julho.

O evento reuniu um grupo com aproximadamente 100 pessoas, sendo a maioria da terceira idade. Na ocasião, o médico Almir Santana, gerente do programa estadual DST/AIDS, fez explanações sobre o índice de pessoas portadoras do vírus HIV. falou ainda sobre a importância de usar o preservativo feminino e o masculino para evitar as ISTs, sobre o teste rápido para a detecção precoce das doenças e os tratamentos.

“Nosso foco com esta ação foi fortalecer a adesão ao uso da camisinha. Devemos lembrar que a melhor forma de prevenção das doenças são os preservativos masculinos e femininos.  Os exames podem ser realizados nos serviços de saúde, como também, na Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ um importante mecanismo que incentiva o diagnostico das doenças sexualmente transmissíveis de forma precoce.  Quando o resultado do exame é reagente para alguma dessas patologias, a pessoa é encaminhada aos serviços de saúde para iniciar o tratamento o quanto antes”, explica o gerente do programa estadual DST/AIDS, o médico Almir Santana.

Sífilis

A sífilis é uma doença infecciosa de transmissão sexual e também da mãe infectada para o filho (sífilis congênita). A bactéria denominada Treponema pallidum, quando presente na corrente sanguínea da gestante, atravessa a barreira placentária atingindo o feto. A infecção pode ocorrer em qualquer fase da gestação.

Por isso, Almir Santana reforça a importância da realização do pré-natal. “Quando a doença não é diagnosticada precocemente nas gestantes e tratada a tempo, o bebê pode ser atingido, causando má formação ou uma série de complicações a exemplo de:  deficiência mental, feridas no corpo, problemas ósseos. A doença, que em alguns casos pode ser fatal, se manifesta logo após o nascimento ou após os dois primeiros anos de vida”, conta Almir Santana.

Ao final da ação, participantes também receberam folhetos explicativos sobre Aids, Sífilis além de  preservativos (masculinos e femininos)  e gel lubrificante.

Fonte: SES

Mais Notícias de Cotidiano
Valtinho em apresentação no Forrocaju em Casa, durante a pandemia de covid (Funcaju)
07/05/2024  20h59 Morre em Aracaju o músico Valtinho do Acordeon, aos 70 anos
O músico contabilizava 55 anos de carreira e unia talento à versatilidade
Michel de Oliveira/PMA
07/05/2024  18h55 Setransp aponta impacto negativo com possível fim da desoneração da folha
O Sindicato expressou sua preocupação destacando o impacto nos custos do setor
PMSE/Reprodução
07/05/2024  18h31 Arsenal de guerra com armas de grosso calibre foi apreendido em Aracaju
Foram apreendidas armas e munições usadas em crimes de grande potencial ofensivo
Mário Souza
07/05/2024  18h15 Após risco de paralisação, MP notifica SES sobre serviços no Hospital São José
A unidade hospitalar alertou o MP/SE sobre possíveis interrupções no atendimento
Divulgação
07/05/2024  17h47 Marinha pede cautela a navegantes sergipanos e alagoanos
Capitania dos Portos recomenda que embarcações evitem navegar enquanto durar alerta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado