Saúde quer distribuir 100 mil preservativos durante carnaval em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde quer distribuir 100 mil preservativos durante carnaval em Sergipe
“Deixe a prevenção tomar conta do seu Carnaval” é tema de campanha
Cotidiano 02/02/2016 16h05


Por Fernanda Araujo

Com o foco no uso correto dos preservativos para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Saúde em Sergipe inicia a campanha de 2016 no período carnavalesco. ‘Deixe a prevenção tomar conta do seu Carnaval – use camisinha’ é o tema que faz um alerta aos foliões. A iniciativa também é direcionada ao excesso da bebida alcoólica, já que muitos participantes acabam exagerando na dose, o que favorece as relações sem proteção.

Segundo o médico Almir Santana, gerente do Programa Estadual DST/Aids, alguns dos fatores de risco no carnaval são a falta de autocontrole, o aumento do consumo de drogas e novos relacionamentos amorosos sem proteção. “Nesse período as pessoas mudam totalmente de comportamento, principalmente o sexual, ficam menos seletivos, mas, claro, sem generalizar”, diz o médico Almir Santana, gerente do Programa Estadual DST/Aids. Os testes rápidos não ocorrerão no Carnaval, como foi feito semana passada, mas serão distribuídos média de 100 mil preservativos no estado.

Pela primeira vez, a campanha será integrada também fazendo menção à prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. “Nesse período as pessoas têm o costume de fazer locações de casas, é importante que elas vejam se não têm o foco do mosquito”, avisa.

Com tendas, a campanha será feita com uma média de dez agentes de suas próprias cidades atuando em cada município, em pontos estratégicos onde há o festejo de carnaval, a exemplo de Neópolis. “Hoje a saúde é municipalizada, fazemos parceria com os municípios e damos orientações para que eles desenvolvam as ações. Em cada município tem uma estratégia diferente. A estratégia hoje não é só camisinha, porque só ela não está dando certo, trabalhamos agora também com a prevenção e tratamento”, explica.

Após o período de Carnaval, a partir de quarta-feira de Cinzas, serão distribuídos folhetos nos postos de saúde e outdoors sobre a Profilaxia pós Exposição (PEP), que deve ser implantada em cada região do estado para incentivar a testagem após os 30 dias da relação e início do tratamento.

O Bloco da Prevenção estará no Rasgadinho, em Aracaju, no domingo (7), a partir das 14h. Cada abadá será trocado por uma lata de leite em pó, que será doada às Casas de Apoio que assistem pessoas que vivem com HIV/Aids. A troca dos abadás é realizada desta terça-feira (2) até o próximo dia 5, na sede da SES.

A Aids em Sergipe

Aracaju tem o maior número de casos notificados, com 2.068; em seguida, Nossa Senhora do Socorro com 427, depois Itabaiana com 222. Os demais são Estância (179), São Cristóvão (151), Lagarto (141), Propriá (134), Barra dos Coqueiros (73), Boquim e Campo do Brito são os últimos com 61 casos.

Apesar de Campo do Brito ser um dos que tem menor número de casos, o médico aponta que a situação do município é a mais preocupante, se comparado à proporção de habitantes. “Sendo também que em São Cristóvão é difícil trabalhar a questão de prevenção por causa da falta de estrutura e em Socorro também”, resume.

 “Se não houvesse campanhas, a situação seria muito mais grave. Tem gente que não usa a camisinha por razões próprias porque acha que o parceiro é saudável, porque não gosta, e aí se engana”, critica.

*Por determinação do Ministério da Saúde, a DST - Doença Sexualmente Transmissível - passou a ter a nomenclatura de IST - Infecção Sexualmente Transmissível. 

Foto: divulgação Ministério da Saúde

Foto 2: Fernanda Araujo/ F5 News

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado