Idosa recebe doses diferentes de vacinas contra a Covid-19 em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Idosa recebe doses diferentes de vacinas contra a Covid-19 em Aracaju
Saúde diz se tratar de fato isolado e garante não haver risco de efeitos colaterais
Cotidiano | Por F5 News 06/04/2021 10h00 - Atualizado em 06/04/2021 10h01


Uma idosa de 75 anos foi até o posto de saúde do bairro Augusto Franco, em Aracaju, nesta segunda-feira (5) para receber a segunda dose da vacina contra covid-19 e acabou sendo vítima de um erro. Ao invés de receber uma nova dose da Coronavac, imunizante com o qual ela havia sido vacinada no primeiro momento, aplicaram nela uma dose da AstraZeneca. A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) confirma o erro e informa que a idosa está sendo monitorada. 

Apesar de constar no cartão de vacinação da mulher a informação de que ela havia recebido a primeira dose da Coronavac no dia 15 de março, aplicaram nela uma segunda dose diferente. De acordo com a SMS, se trata de um fato isolado e a pasta garante que não há riscos de efeitos colaterais na idosa ou qualquer alteração em seu quadro de saúde. 

Ainda conforme a Secretaria, a orientação do Programa Nacional de Imunização é de que não seja administrada uma terceira dose na usuária. 

A infectologista da rede municipal de saúde de Aracaju, Fabrízia Tavares, reforça que não há registros de reações adversas nesses casos. “O Ministério da Saúde orienta que não se administre uma terceira dose em situações como essa, que já foram registrados em outros estados. A orientação é que a população continue seguindo os protocolos sanitários de distanciamento social e uso de máscara e sempre apresente cartão de vacinação no momento da imunização”, disse a médica.

A Secretaria ainda informa que os protocolos de Imunização serão reforçados em todas as equipes lotadas nas Unidades Básicas de Saúde, nos pontos de apoio de vacinação e nos postos do Parque da Sementeira e da Escola Municipal Presidente Vargas, para “garantir a segurança do usuário e transparência da Campanha de Vacinação contra a covid-19”. Para isso, será redobrada a triagem na recepção, e a orientação é de que o cartão de vacinação seja obrigatório para o recebimento da vacina. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados
26/04/2024  10h10 Sergipe vai receber 56 mil vacinas contra dengue; saiba para quais municípios
Divulgação
26/04/2024  09h21 Conheça alimentos que ajudam no combate a hipertensão arterial
Jorge Henrique/SSP-SE
26/04/2024  08h48 Membros de associação autorizada a cultivar maconha medicinal são presas em SE
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado