Secretário diz que escolas estaduais têm condições para volta às aulas | F5 News - Sergipe Atualizado

Exclusivo
Secretário diz que escolas estaduais têm condições para volta às aulas
Estado pode adiar retorno da rede pública e suspender aulas nas escolas privadas
Cotidiano | Por Will Rodriguez 05/03/2021 11h31


O secretário da Educação de Sergipe, Josué Modesto, assegura que todas as escolas da rede estadual estão aptas para a retomada das atividades presenciais, prevista para o próximo dia 22 de março. Em entrevista exclusiva ao F5 News, nesta sexta-feira (5), o gestor da educação sergipana comentou a possibilidade de adiamento da volta às aulas, suscitada pelo governador Belivaldo Chagas durante entrevista coletiva nessa quinta-feira (4). 

Sergipe tem 325 escolas do Estado espalhadas pelos 75 municípios que, no ano passado, atendiam a mais de 153 mil estudantes. Neste momento, a rede estadual está na fase de matrículas, mas segundo o governador, o planejamento inicial pode ser revisto em função da ameaça de agravamento da situação epidemiológica com o avanço da contaminação pelo coronavírus. A decisão será tomada daqui a uma semana. “Se houver um crescimento desses números até a quinta-feira da próxima semana, a tendência é a gente adiar, talvez, para o dia 5 de abril”, disse Belivaldo. 

Na ótica do secretário Josué Modesto, essa é uma decisão exclusiva do Comitê Técnico Científico, coordenado pelo governador, que monitora a pandemia em Sergipe. No entanto, a seu ver, em nível nacional há compreensão de que a sociedade fez uma opção classificada por ele como ‘não muito consciente’, de priorizar outras atividades em detrimento da educação. 

“Nós precisamos do retorno, mas não determinamos qual nível de atividade presencial no estado, isso precisa ser avaliado pelo comitê científico.Há um consenso de que é preciso ter a menor circulação possível de pessoas enquanto não há vacinação massiva. Do ponto de vista de um educador, às vezes, parece que escola é das atividades menos importantes. E não pode ser porque nós já falamos que há sequelas educacionais, sociais e emocionais nos nossos alunos pelo não funcionamento das nossas escolas, mas óbvio que as condições de ameaça à vida terminam sobressaindo”, disse Josué Modesto.

O secretário lembrou que, a despeito da situação epidemiológica, neste momento o ensino continuará ocorrendo de modo híbrido - caso as aulas presenciais recomecem dia 22. “As nossas escolas estão preparadas, têm um protocolo de funcionamento, todas receberam recursos para comprarem os devidos insumos, todas têm as condições sanitárias mínimas para funcionar com espaçamento, uma vez que, ainda não podemos trabalhar com turmas plenas”, afirmou. 

A rede particular de ensino retomou as atividades ainda em janeiro. A decisão de postergação do recomeço das aulas na rede pública estadual pode afetar também as redes municipais das 75 cidades sergipanas que optaram por seguir o calendário pré-estabelecido pelo governo estadual ainda no ano passado, situação que já começa a preocupar também gestores locais. “Se agravar mais ainda, a gente pode até suspender as aulas na rede privada”, avisou o governador Belivaldo. 

Ao F5 News, Josué Modesto também disse que a priorização de professores na campanha de vacinação contra covid-19 é outra deliberação de responsabilidade das autoridades de saúde. “Interesse nós temos, mas não temos autoridade para determinar isso. A decisão não pode ser a partir de interesses, mas de justificativas científicas. Em campanhas de imunização passadas, havia um escalonamento que sempre estabelecia a ordem de vacinação dos professores, fixada pelos epidemiologistas”, declarou. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
29/04/2024  19h30 Procon Aracaju divulga levantamento de preços do gás de cozinha
Jonatha Dionísio
29/04/2024  18h31 Feirinha da Gambiarra acontece neste sábado (4) em Aracaju
SSP/Reprodução
29/04/2024  17h57 Operação Dupla Face prende quadrilha que lesava grandes empresas no Brasil
Reprodução
29/04/2024  17h45 Repórter da Globo é demitido após ser acusado de assédio sexual
14 mil doses da vacina contra a dengue chegam a Sergipe
29/04/2024  17h11 14 mil doses da vacina contra a dengue chegam a Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado