Segunda etapa de reforma do passeio da Ivo do Prado começa em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Rua da Frente
Segunda etapa de reforma do passeio da Ivo do Prado começa em Aracaju
O serviço, em estágio inicial, concentra-se na demolição das antigas calçadas
Cotidiano | Por Agência Aracaju 31/07/2023 20h30


Com o objetivo de manter uma coerência arquitetônica e urbanística após a execução da primeira etapa da reforma dos passeios da ‘Rua da Frente’, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza a revitalização da calçada da avenida Ivo do Prado, situada às margens do Rio Sergipe, no bairro São José.

A obra compreende o trecho entre o Largo da Gente Sergipana e o Iate Clube, de aproximadamente 910 metros, e não demanda grandes intervenções na estrutura de sustentação. Mesmo assim, será feito um reforço na contenção. O serviço, em estágio inicial, concentra-se na demolição das antigas calçadas e balaustradas.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, explica que o serviço é realizado para padronizar o equipamento público.

“A primeira etapa foi feita não só pela melhoria da calçada, mas principalmente para conter o alto nível de deterioração. Apesar de não ter risco iminente àquela época, a situação da sustentação do calçadão já era precária e precisava de uma intervenção para evitar problemas futuros. Fizemos a reforma e reforço estrutural e a ampliamos mantendo o conceito urbanístico anterior. Ficou melhor, mais segura, mais larga e mais bonita. Este segundo trecho não apresenta problemas estruturais do mesmo nível que o anterior, mas temos que manter a coerência arquitetônica no local, adequando-o ao novo padrão”, comenta.

A calçada será reposta no mesmo modelo da primeira etapa, com blocos de concreto pré-moldado, que comporão a nova pavimentação. Com a reforma, o novo passeio será ampliado em 1,5 m para “dentro” do rio Sergipe, totalizando largura de 4,3 m e ocupando uma área total de 2,4 mil m².

Para realizar o serviço, a gestão municipal investe R$ 6.334.571,13, em recursos próprios do Tesouro Municipal. A obra contempla a ampliação da largura da calçada, para proporcionar mais comodidade para pedestres, reposição do piso, substituição do guarda-corpos, iluminação em LED e instalação de equipamentos de acessibilidade.

Além disso, parte do serviço no local contempla a revitalização da Ponte do Imperador, que envolve a recuperação dos guarda-corpos, proteção da estrutura e pintura.

Primeira etapa
A primeira etapa da obra contemplou a reforma e reforço estrutural da calçada situada entre as avenidas Otoniel Dórea, Ivo do Prado e Rio Branco. O serviço está em fase final e foram realizadas a reposição da estrutura de sustentação, ampliação da calçada em 65 cm, acessibilidade, iluminação em LED, construção da nova balaustrada e pavimentação da calçada em concreto em área de aproximadamente 2,1 mil m².

Mais Notícias de Cotidiano
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana
BPRv/Reprodução
28/04/2024  08h15 Pedestre é atropelado e tem perna fraturada na Rodovia SE-220 em Aquidabã

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado