Segunda noite do Verão Sergipe em Pacatuba é marcada por MPB, rock e axé | F5 News - Sergipe Atualizado

Música
Segunda noite do Verão Sergipe em Pacatuba é marcada por MPB, rock e axé
Sergipanos e turistas elogiaram o retorno do evento que fortalece o turismo
Cotidiano | Por Agência Sergipe 21/01/2024 08h50


Em mais uma noite do Verão Sergipe 2024, na Ponta dos Mangues, em Pacatuba, neste sábado, 20, sergipanos e turistas curtiram os shows de The Baggios, Nando Reis, Jau e Jorge Ducci e, na oportunidade, elogiaram a iniciativa do Governo do Estado em retomar com o evento após mais de uma década. O Verão Sergipe visa potencializar o turismo, aquecer a economia sergipana e faz parte das políticas governamentais de interiorização da gestão do governador Fábio Mitidieri.

A banda sergipana The Baggios foi a responsável por abrir a noite no litoral do baixo São Francisco. Reconhecida internacionalmente pelo rock, os músicos, que completam 20 anos de estrada em março deste ano, encantaram o público com suas canções tradicionais ‘Pisa Macio’, ‘Sem Condição’ e ‘Medo’. O vocalista da banda, Julico, fez questão de relembrar a relevância do retorno do Verão Sergipe. “É um evento que estava fazendo falta, principalmente por fazer bandas como a nossa circular pelo interior, levar nosso som para um público que às vezes não tem acesso. O Verão Sergipe é uma forma de difundir mais a cultura sergipana, que está rolando na capital para os municípios”, avaliou.

O artista mais aguardado da noite a subir ao palco foi Nando Reis. O cantor e compositor brasileiro com mais de 40 anos de carreira fez o público viajar por suas canções, como ‘All Star’, ‘Relicário’ e ‘Pra Você Guardei o Amor’. “Estou muito feliz de estar fazendo esse show hoje nesse lugar paradisíaco. A ideia do projeto é maravilhosa e sempre que subo ao palco pretendo fazer o melhor show da minha vida e que as pessoas se divirtam, como eu sempre me divirto”, destacou.

Em seguida foi a vez do músico baiano Jau levar muita alegria ao público na Ponta dos Mangues. Ele parabenizou a iniciativa do Governo do Estado por retornar com o Verão Sergipe, principalmente integrando municípios com potenciais atrativos turísticos. “Fomentar a cultura é extremamente importante. O retorno do evento é muito importante para a cultura local e, para mim, fazer parte é uma felicidade imensa”, disse o vocalista.

E, para encerrar a noite, o cantor sergipano Jorge Ducci subiu ao palco com o seu show ‘Maquinar com Máquina’, onde mostrou a maquinação entre o étnico e eletrônico interagindo com as novas tecnologias. “Levamos ao público um show maduro, com a pesquisa que fizemos sobre a cultura popular, sobre as batidas folclóricas e a presença africana em Sergipe, que a gente já vem catalogando desde 1997”, disse Jorge, ao acrescentar que o Governo do Estado está no caminho certo por dar também visibilidade ao litoral norte, que é pouco explorado turisticamente.

Turismo fortalecido

Além da boa música, o Verão Sergipe movimenta a economia do estado, proporcionando renda para muitos empreendedores. É o caso da funcionária pública do município de Capela Bárbara Morais, que trabalha com bebidas há 13 anos. Segundo ela, o Governo do Estado segue com uma agenda positiva de fortalecimento do turismo. “O governador Fábio Mitidieri está de parabéns! Esses eventos têm ajudado a gente a fazer uma renda extra”.

O empreendedor Eduardo Santos, que trabalha há quatro anos no ramo de hambúrgueres com sua esposa e demais familiares, afirmou que as vendas durante os shows foram rentáveis. “Graças a Deus as vendas deram certo, tanto hoje quanto ontem. Espero que os demais eventos também sejam dos melhores”, disse, ao ressaltar que trabalhará com seu trailer no município de Canindé, no próximo fim de semana, quando ocorre a terceira edição do Verão Sergipe.

Ao lado de irmãos e sobrinhos, o professor da rede pública de ensino Kelber Rodrigues de Souza, que viajou da capital sergipana para conferir os shows, especialmente os de The Baggios e Nando Reis, deixou claro que esse grande evento valoriza os atrativos turísticos do estado. “Achei fundamental o retorno do Verão Sergipe, principalmente por valorizar esses pontos (Ponta dos Mangues) que, turisticamente, são esquecidos aqui no estado. E, para mim, a melhor programação de todos os eventos é aqui em Ponta dos Mangues, até porque Nando Reis é um artista que gosto”, afirmou, ao parabenizar a equipe do governo que, estrategicamente, definiu as bandas conforme cada região.

A professora de educação física Josilene de Oliveira, natural da capital sergipana, mas que tem uma residência há mais de dez anos em Pacatuba, convocou seus amigos e familiares para curtir os shows. Na oportunidade, ela evidenciou a importância da ampliação desse grande evento pelas cidades sergipanas. “Essa iniciativa foi maravilhosa para todos os municípios, e para Pacatuba trouxe uma alegria para a população daqui, porque nunca houve perspectiva de algo tão grandioso viesse para cá. E eles vendo tudo isso acontecer enche os olhos não só deles quanto dos turistas".

Hidratação

No evento, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), disponibilizou uma ‘ilha de hidratação’ com distribuição de copos lacrados de água própria, visando a correta hidratação do público. A iniciativa atende à Portaria Nº 35/2023, elaborada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que determina a distribuição gratuita de água em eventos realizados em dias de calor.

Programação

No próximo final de semana, dias 26, 27 e 28, o Verão Sergipe chega ao município de Canindé de São Francisco, no alto sertão. Já no primeiro final de semana de fevereiro, dias 2, 3 e 4, é a vez da praia de Pirambu receber o Verão Sergipe. Já no Carnaval do Abaís, em Estância, nos dias 9, 10 e 11, a programação artística também terá apoio do Governo do Estado.

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu e Deso.

Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado