Segundo o Inep, 34% das crianças do 2º ano não sabem ler nem escrever
Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica foram divulgados nesta sexta (16) Cotidiano 16/09/2022 15h00Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que a porcentagem de crianças do 2º ano do ensino fundamental que ainda não sabem ler e escrever, nem mesmo palavras isoladas (como “mesa” e “vovô”), mais do que dobrou de 2019 a 2021, no Brasil.
O balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi divulgado nesta sexta-feira (16/9) pelo Ministério da Educação. O índice de alunos de escolas públicas e privadas subiu 15% para 34% nesses dois anos, quando as aulas presenciais foram suspensas por causa da pandemia de Covid-19.
Os dados indicam um atraso pedagógico, já que, desde 2019, a Política Nacional de Alfabetização estipula que o processo de aprendizagem da leitura e da escrita aconteça no 1º ano do ensino fundamental, quando os estudantes têm, em média, 6 anos.
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