Sem acordo, médicos de Aracaju continuam em greve | F5 News - Sergipe Atualizado

Sem acordo, médicos de Aracaju continuam em greve
Movimento grevista já dura mais de dois meses
Cotidiano 28/03/2017 15h23 - Atualizado em 29/03/2017 07h31


Por F5 News

A greve dos médicos da rede municipal de Aracaju (SE) completa 67 dias e ao que tudo indica está longe de acabar. A categoria segue frustrada depois de mais uma reunião onde o prefeito Edvaldo Nogueira não apareceu. E segundo o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), a reunião marcada para esta terça-feira (28), terminou antes mesmo de começar. Isso porque foram apenas vinte e dois minutos de discussão para se dizer o que já foi dito antes: não tem negociação.

Segundo o presidente do Sindimed, João Augusto Oliveira, a reunião de negociação, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi marcada pelo próprio prefeito Edvaldo Nogueira, por telefone, na última quarta-feira (22). “Ele não apareceu e mandou que o secretário da Fazenda Jeferson Passos junto com o secretário André Sotero falassem para os médicos o que eles já sabiam, ou seja, que não há possibilidade de nenhuma mudança em torno do posicionamento da prefeitura; em tese, não foi feito nenhum acordo e o impasse continua”, lamentou.

Sem nenhuma novidade, os representantes do Sindimed e os demais médicos que estavam presentes ainda insistiram na reunião de negociação, mas foram rebatidos pelo secretário Jefferson Passos, que essa era uma posição do Governo e não teria mais o que mudar. "Nós tentamos até manter um diálogo, mas é lamentável a postura de irredutibilidade que a Prefeitura continua tendo. São dois meses e sete dias em greve e esperávamos que tudo isto fosse ser resolvido nessa reunião, ou que pelo menos pudéssemos negociar, mas não aconteceu", diz João Augusto.

Ameaças

O Sindimed afirma ainda que os médicos foram ameaçados pelo secretário de Finanças, com a suspensão de acordos já feitos com a Prefeitura como, por exemplo, a reorganização do trabalho médico. “Isso é jogar muito baixo, e quem perde com isso é só a sociedade”, disse o presidente.

Pedido de Ilegalidade

A prefeitura ingressou com uma Ação pedindo a ilegalidade da greve, mas o Tribunal de Justiça notificou o Sindicato para que pudesse se manifestar antes de apreciar a matéria. “A prefeitura agiu de má fé e no dia 16 entrou com o pedido de ilegalidade, mas perdeu o primeiro round. Isso porque, pela primeira vez em nosso estado, um desembargador quis ouvir os grevistas antes da decisão”, comemorou Oliveira.

Para André Sotero, o resultado da reunião foi frustrante porque, mais uma vez, os médicos não deram ouvidos ao apelo da Prefeitura de Aracaju. “Novamente, nos reunimos com o Sindicato dos Médicos sob a perspectiva de pormos um fim à greve, mas a categoria não chegou com o espírito de negociar, de conversar e ouvir. Os médicos querem um tratamento diferenciado, especial, o que não podemos aceitar, porque seria um desrespeito com os demais servidores. Lembramos que todas as demais categorias de trabalhadores da Saúde aceitaram o pagamento de dezembro como o prefeito Edvaldo Nogueira propôs e retornaram ao trabalho logo depois de liberado a operação especial de crédito. Por isso, não compreendemos a intransigência dos médicos”, lamentou.

Assembleia

Os médicos de Aracaju voltam a se reunir em assembleia, nesta quarta-feira (29), às 8h na sede do Sindicato dos Médicos para que a categoria possa  deliberar pelos novos rumos do movimento.

 

*Com informações e fotos do Sindimed

 

Mais Notícias de Cotidiano
SMTT Aracaju/Reprodução
17/05/2024  19h35 Engavetamento na Avenida Delmiro Gouveia deixa feridos
SMTT afirma que o condutor do Etios branco colidiu com um HB20 branco
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
17/05/2024  18h09 Defesa Civil emite alerta de chuva moderada para o sábado (18) em Aracaju
O alerta segue em vigor até às 17h do sábado (18); Em caso de emergência ligue para 199
Redes Sociais/Reprodução
17/05/2024  18h08 Terceiro jacaré é resgatado na Grande Aracaju neste mês de maio
O animal foi encontrado nesta sexta-feira (17) no bairro Atalaia, em Aracaju
SSP/Reprodução
17/05/2024  17h27 Operação Underground: segunda fase prende três e apreende armas e munições
Ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Aracaju, Itabaiana e Moita Bonita
SMS Aracaju
17/05/2024  17h00 Vacina da dengue: o imunizante é essencial contra o agravamento da doença
Secretaria de Saúde alerta que crianças entre 10 e 14 anos devem tomar a vacina

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado