Sem água: crise hídrica de Tobias Barreto se agrava e preocupa população | F5 News - Sergipe Atualizado

Sem água: crise hídrica de Tobias Barreto se agrava e preocupa população
A barragem do Jabeberi sofre com escassez de chuvas e assoreamento
Cotidiano | Por F5 News 27/12/2018 19h30


O problema com o abastecimento de água no município de Tobias Barreto não é novo, mas tende a piorar. A barragem do Jabeberi, projetada para atender a população até o ano de 2037, sofre com a falta de chuva e com o assoreamento e a população pode ficar completamente na seca, caso as obras emergenciais não sejam concluídas nos próximos dias.

Segundo o diretor de Operações da Deso, Carlos Anderson Silveira Pedreira, a água disponível na cidade é suficiente para atender a população por um período de apenas 20 dias.

Através das redes sociais moradores da cidade expressam a preocupação com a escassez de água no município e cobram das autoridades medidas urgentes. Eles dizem que desde quando foi construída, há quase 30 anos, “a barragem nunca passou por uma limpeza, a lama de todo esse tampo, comprometeu cerca de 50% da capacidade de armazenamento”.

A falta de água na região é apontada como consequência da escassez de chuvas e como estamos no verão, à tendência é piorar.  As chuvas que caíram nos últimos meses não foram suficientes para elevar o volume de água. “Ainda não secou, mas vai secar”, adverte Carlos Anderson.

Força tarefa

Na semana passada o prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, esteve reunido com o secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos Felizola e com o diretor de Operações da Deso, Carlos Anderson Silveira Pedreira, para discutir a formação de uma força-tarefa que reforce o sistema de abastecimento de água do município.

Na ocasião, o prefeito solicitou ao governo do Estado mais celeridade nas obras que estão sendo realizadas no município de Itapicuru, na Bahia. A Casa Civil acatou e determinou que a Deso aumentasse a produção para que seja finalizado o mais rápido possível. Após a finalização das obras, ainda acontecerão os testes de rede, condicionamento, colocação da rede em carga, para que seja possível de fato fazer chegar essa água em Tobias Barreto. A previsão é que os serviços sejam concluídos em janeiro. 

O diretor de Operações da Deso, Carlos Anderson Silveira Pedreira, explicou que o governo vem trabalhando para conseguir alternativas para a falta d’água no município. 

“Estamos trabalhando em três frentes. Estamos finalizando a obra no município de Itapicuru e, em paralelo, vamos também abastecer a cidade através de caminhões- pipas, caso haja a necessidade. Além dessas duas alternativas, temos a execução da rede para trazer água dos poços de Catu para Tobias, que já está em andamento. Temos também a opção do fornecimento através de pontos específicos na cidade”, esclareceu.  

Caso a situação da barragem piore, será realizada uma operação com carros-pipas para entregar água em 19 pontos estratégicos da cidade de Tobias Barreto, para suprir uma necessidade dos cerca de 33 mil habitantes que dependem da água da barragem.

*Com informações da ASN

 

Mais Notícias de Cotidiano
Leonardo Dias/IPES
29/04/2024  10h19 Mutirão de Cirurgias Bariátricas do Ipesaúde opera 60 pacientes
Ação pretende zerar a pendência deste tipo de procedimento na instituição
Reprodução Redes Sociais
29/04/2024  09h37 Corpo de homem é encontrado no Povoado Baixa Grande
Vítima tinha marcas de tiro. Não há informações sobre o crime 
SSP
29/04/2024  07h51 Suspeito de homicídio é preso na cidade de Japoatã
Assassinato teria ocorrido após desentendimento. Arma do crime foi localizada
Igor Matias
29/04/2024  07h38 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta segunda-feira (29)
Capital deverá ter o céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Ele disse ser usuário de drogas, não ter família e viver nas ruas de Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado