Sem perspectiva de reajuste, servidores de Sergipe podem deflagrar greve | F5 News - Sergipe Atualizado

Sem perspectiva de reajuste, servidores de Sergipe podem deflagrar greve
Cotidiano 20/04/2017 10h55 - Atualizado em 20/04/2017 12h59


Por Fernanda Araujo

Esta semana, o secretário da Fazenda de Sergipe, Josué Modesto, sinalizou que o governo não deve dar reajuste salarial aos servidores estaduais este ano, alegando  falta de recursos. A notícia foi recebida debaixo de críticas. O sindicato que representa a categoria considera que a medida tenta desestabilizar os servidores públicos.

“Ele (o governo) não pode continuar com esse discurso de crise, dizendo que não há dinheiro para pagar, com todo esse discurso que a gente já conhece. Se existisse crise de fato, ele cortaria algumas mordomias, a exemplo do grande número de cargos comissionados que estão ainda na folha do Estado”, contesta o presidente do Sintrase, Diego Araujo.

O sindicalista afirma ainda que desde o início deste ano tenta uma audiência com o Governo do Estado para tratar das reivindicações, mas até o momento não houve resposta. O sindicato aponta que a última revisão salarial foi feita em 2012 e o salário está defasado em 31%. Diego Araujo adianta que pode ser deflagrada greve a partir de maio.

“Estamos esperando até o final da próxima semana. Até o final do mês, se não marcar audiência, vamos convocar assembleia com indicativo de greve. A ideia é paralisar as atividades para que o governo venha responder”, diz.

A Secretaria da Fazenda garante não haver qualquer possibilidade de reajuste, por conta das restrições orçamentárias. Segundo o secretário, ao lado das despesas que o impossibilitam, há o crescimento da Previdência com pensionistas e inativos. Apesar de considerar que os servidores irão sofrer sem o reajuste, Josué Modesto lembra que sofre também o custeio e o investimento feito pelo Estado que, segundo ele, tem cumprido a Lei de Responsabilidade Fiscal com sacrifício, em meio à falta de receitas.

“Não temos capacidade de reajustes, infelizmente, e isso é compreensível nesse quadro de recessão, de contração das receitas. Os números falam por si, todos gostaríamos que a realidade fosse mudada, mas ela não se concretiza tão rapidamente, há sinais tênues de recuperação da economia”, afirmou Josué.

Mais Notícias de Cotidiano
Arquivo pessoal/ Divulgação
06/05/2024  09h46 Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas
São 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais e cerca 850,4 mil afetados
SSP
06/05/2024  09h40 Homem é preso por abandono de filho autista em Lagarto
Criança tem cinco anos e foi vista correndo sozinha pelas ruas da cidade
Ascom Senac
06/05/2024  08h54 Senac Sergipe adquire imóvel para implantação de Faculdade de Tecnologia
Centro de formação será direcionada para o ensino superior em tecnologia e inovação
Lauro Alves/ Secom
06/05/2024  08h31 Governo federal reconhece calamidade pública em 336 municípios do RS
Documento reconhece sumariamente o estado de calamidade pública após chuvas
SSP
06/05/2024  08h27 Homem é assassinado com tiro de 12 enquanto estava deitado na rede 
Crime aconteceu na noite deste domingo (5) no Povoado Barro Preto 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado