Sem recursos, festa da Rua de São João continua indefinida | F5 News - Sergipe Atualizado

Sem recursos, festa da Rua de São João continua indefinida
Projeto levado à Prefeitura de Aracaju prevê custo de R$ 65 mil para evento
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 23/05/2019 15h42 - Atualizado em 23/05/2019 15h50


Há mais de cem anos a Rua de São João, no Bairro Industrial, em Aracaju, é reconhecida pelas suas competições de quadrilhas juninas, apresentações de trios pé-de-serra e a presença de uma multidão de expectadores, de todas as idades, fazendo-a palco de belezas tradicionais nos períodos juninos. Uma realidade que pode ter fim este ano.

A indefinição sobre o futuro dos festejos da São João preocupa a organização, a comunidade, artistas, o comércio local e muitos vendedores ambulantes que tiram da festa parte do seu sustento. Por falta de recursos financeiros, o evento, que completaria 109 anos, corre o risco de não acontecer.

O presidente do Centro Social Cultural São João de Deus, entidade que promove o evento, Diego Mitchell, disse que a Prefeitura de Aracaju ainda não deu resposta à solicitação do evento. O projeto levado à administração municipal prevê um custo de R$ 65 mil para a festa, dividido em premiações, pagamentos de grupos musicais, lanches para os jurados, segurança privada e até aluguel de banheiro químico que, segundo ele, não seria disponibilizado pela PMA. 

"O prefeito disse que não tinha verba para fazer os festejos juninos de Aracaju, mas dá preferência a festas atuais como Forró Caju, que não tem nem 100 anos. Já no ano passado teve a festa porque foi ano de eleições, se tornou mais fácil, com apoio do Ministério da Cultura e existia um contrato com uma empresa", critica o organizador, que mora no local há 33 anos. 

A pouco mais de um mês para o início dos festejos, ainda segundo o presidente, a organização também não consegue patrocínio privados. "Para todos é um sentimento de muita tristeza e decepção. Além de ser uma tradição, gera empregos, melhora a economia do bairro, muitas pessoas necessitam dela. Os artistas locais dizem que foi lá onde tudo começou; nas apresentações das quadrilhas era como se fosse um Maracanã na rua de São João. É como ter uma Copa do Mundo no Brasil e não realizar um jogo no Maracanã", lamenta Diego. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Aracaju confirmou apenas para este ano a realização do Forró Caju na região dos mercados centrais, durante os dias 23, 24, 28 e 29 de junho, conforme foi anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira na última sexta-feira (17). "Em relação a outras manifestações artísticas e culturais da cidade, a Prefeitura ainda não definiu nenhum tipo de apoio, pois ainda aguarda recursos financeiros", diz a nota.

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado