Seminário discute soluções para custeio e melhorias do transporte coletivo | F5 News - Sergipe Atualizado

Mobilidade
Seminário discute soluções para custeio e melhorias do transporte coletivo
Planejamento das cidades e novas fontes de energia estão entre as demandas do setor
Cotidiano | Por F5 News 19/05/2023 09h32


Aracaju sediou até essa quinta-feira (18) o Seminário de Mobilidade Urbana, promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe (Fetralse). Durante os dois dias, o evento discutiu questões ligadas ao planejamento das cidades, das redes de transporte, ao financiamento das empresas concessionárias do serviço e ainda aspectos ambientais com ênfase na apresentação de fontes alternativas de energia, menos poluentes. 

Empresas que operam tanto no sistema integrado da Região Metropolitana, quanto operações individuais da Grande Aracaju participaram das plenárias, que contou ainda com representações de organizações nacionais como a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

A pandemia de covid-19 causou uma perda financeira estimada em R$ 36 bilhões para o setor de transporte público por ônibus urbano, acumulado entre março de 2020 e fevereiro de 2023, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Além do prejuízo  financeiro, houve também a redução de 90 mil empregos diretos no setor – do início da pandemia até janeiro deste ano.

“Atualmente, os passageiros se  tornaram mais exigentes e, para eles, não  basta que o serviço tenha regularidade e confiabilidade. Hoje, eles  querem também pontualidade, segurança, conforto, menos lotação e melhores condições de espera dos ônibus nas estações de embarque e desembarque”, afirmou o presidente-executivo da NTU, Francisco Christovam.

O vereador de Aracaju, Breno Garibalde, que também é arquiteto urbanista, apresentou um panorama histórico da urbanização da capital sergipana, mostrando a influência da densidade urbana irregular sobre a qualidade dos serviços de mobilidade. Ele também explanou alternativas para adotar um modelo de “urbanismo tático” que tem como base a priorização do pedestre e dos modais coletivos.

“Um dos principais problemas é o tempo que se perde dentro dos ônibus para chegar em qualquer lugar da cidade. Isso gera problemas sociais graves e também impacta muito no setor econômico. Tudo isso poderia ser prevenido com um Plano Diretor bem revisado e executado, e com mais participação das pessoas nos projetos”, defendeu o parlamentar.

O Seminário também marcou a entrega do 11º Prêmio Setransp de Jornalismo, que contemplou as melhores reportagens sobre a temática, publicadas pela imprensa sergipana. Mais uma vez, o F5News está entre os vencedores, com a reportagem especial ‘O Coletivo Pede Passagem’, que abordou como a disputa entre veículos particulares e transporte público freia a mobilidade em Aracaju. 
 

Edição de texto: Ana Luisa
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
07/05/2024  09h43 Previsão de chuva forte permanece ao longo desta terça (7)
Reprodução/ Gabriel Ribeiro
07/05/2024  09h38 Vídeo: Chuva forte provoca alagamento e estragos em municípios sergipanos
Reprodução Redes Sociais
07/05/2024  08h52 Carro de Prefeitura da Bahia capota em Frei Paulo, Sergipe
Ascom Senac
07/05/2024  08h17 Senac dialoga com a SEPM sobre parceria para capacitar mulheres
Daniel Soares/F5News
07/05/2024  07h13 Aracaju amanhece com chuva forte e vários pontos de alagamento

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado