Sergipano aprovado em Medicina aos 14 anos se forma e quer atuar na pandemia | F5 News - Sergipe Atualizado

Educação
Sergipano aprovado em Medicina aos 14 anos se forma e quer atuar na pandemia
Victor Teles teve autorização judicial para estudar na UFS após desempenho no Enem
Cotidiano | Por F5 News 12/05/2021 12h00

Aos 20 anos, o sergipano José Victor Teles acaba de se tornar um dos médicos mais jovens do país. Natural de Itabaiana, ele foi aprovado no vestibular de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) quando ainda cursava o 1º ano do Ensino Médio, aos 14 anos, e obteve uma decisão judicial que autorizou sua matrícula. Agora, com o diploma nas mãos, Victor quer atuar na linha de frente do combate à covid-19. 

Em 2014, José Victor obteve 751,16 pontos no Enem, sendo 960 na redação. Por conta da idade, ele não poderia ingressar no ensino superior, mas obteve autorização judicial para fazer uma prova de proficiência da Secretaria de Estado da Educação. O jovem passou no teste, recebeu o certificado de conclusão do ensino médio e pôde se matricular na UFS, onde estudou nos últimos seis anos.

A colação de grau da turma de José Victor, com outros 28 novos médicos, aconteceu nessa terça-feira (11), em cerimônia reservada por conta das restrições contra a covid-19. “É um grande prazer, uma verdadeira honra ter feito parte da UFS. Estar colando grau nesse momento é um marco de gratidão e êxito na minha vida. Sei que estou saindo do curso muito jovem, mas tenho muita força de vontade para enfrentar os desafios da profissão,” disse.

Antes de se formar, José Victor foi selecionado no programa “O Brasil Conta Comigo”. A parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação convocou estudantes da área para atuar em unidades de saúde na prevenção e combate à covid-19. "É o nosso dever em primeiro plano, de todos nós que estamos nos formando, tão jovens. Penso que temos que dedicar essa saída da universidade a ajudar nesse contexto de combate à doença,” ressaltou o novo médico.

Ao todo, desde a decretação da emergência em saúde pública por conta da pandemia, a UFS já antecipou a formatura de 143 novos médicos.

“Mais uma vez a UFS tem cumprido o seu papel de formar novos profissionais para o mercado de trabalho, especialmente nesse momento difícil que atravessamos por causa da pandemia. Agora é o momento desses novos profissionais retribuirem todo o investimento à sociedade, lidando e cuidando de vidas,” destacou o reitor da UFS, professor Valter Santana.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Foto: divulgação
18/10/2021  09h06 Polícia Federal apreende quase duas toneladas de maconha em Sergipe
SMTT registra 10 acidentes durante o final de semana em Aracaju
18/10/2021  08h40 SMTT registra 10 acidentes durante o final de semana em Aracaju
Seduc inicia Simula Enem presencialmente a partir desta segunda-feira
18/10/2021  07h21 Seduc inicia Simula Enem presencialmente a partir desta segunda-feira
Sergipe registra 3 novos casos de Covid-19 e nenhum óbito neste domingo
17/10/2021  21h15 Sergipe registra 3 novos casos de Covid-19 e nenhum óbito neste domingo
Homem morre após ser atingido de frente por um ônibus em Indiaroba
17/10/2021  19h27 Homem morre após ser atingido de frente por um ônibus em Indiaroba