Sergipano nota mil na redação do Enem: “segredo é trocar conhecimento” | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipano nota mil na redação do Enem: “segredo é trocar conhecimento”
Cotidiano 12/01/2016 17h36


Por Will Rodrigues

Aos 16 anos, o sergipano Jorge Gabriel Mendes, obteve a nota máxima (1000) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. O estudante de uma escola particular da capital sergipana já tinha feito o teste por experiência nos dois anos anteriores e diz que o segredo do bom desempenho foi “compartilhar conhecimento”. Agora, ele pretende cursar direito na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Em 2013 e 2014, quando Jorge estava nos dois primeiros anos do Ensino Médio, tirou 800 e 940 na redação, respectivamente. Segundo ele, conseguir a pontuação máxima sempre foi a sua meta e por causa desse histórico, já esperava alcançar o objetivo. O título do tema da redação em 2015 foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira", outro fator que, segundo o aluno, contribuiu com o resultado final. “Tinha a sensação de que conseguiria fazer qualquer tema porque tive uma preparação ampla, então, me senti confortável. Gostei do tema porque é relevante e aqui em casa sempre tive uma influência muito positiva em relação ao assunto”, revela.

O garoto diz ainda que não titubeou na hora de conduzir a sua argumentação. Fez uma progressão história da afirmação dos direitos da mulher brasileira ao longo dos anos e da busca pela igualdade de gênero. “Percebi que o principal não era falar tanto da violência em si, mas dos motivos pelos quais ela continua acontecendo até hoje”, explica Gabriel.

De modo geral, Gabriel avalia que a prova do Enem 2015 manteve o nível dos anos anteriores, mas aponta que algumas questões foram elaboradas nos moldes dos vestibulares tradicionais.

Com uma rotina de estudos de quatro horas diárias, além da escola e do cursinho de redação, a preparação de Jorge começou em janeiro. Por mês o jovem redigia uma média de oito dissertações, mas segundo ele, manter o equilíbrio foi fundamental. “Estudei da terceira semana de janeiro até a data da prova, mas aos finais de semana fazia apenas simulados da escola e aproveitava para relaxar, ir ao cinema com amigos, assistir animes ou apenas ficar em casa”, conta Gabriel.

Com a experiência de quem encarou o Enem por três vezes consecutivas e a um passo da universidade, Jorge Gabriel é enfático ao dizer que além da dedicação aos estudos, o êxito é fruto da parceria com os colegas. “Me reuni com amigos que tinham facilidade em outras matérias para trocar ideias porque quando a pessoa compartilha conhecimento nunca está ajudando só ao outro, mas a si mesma, seu próprio conhecimento se expande e ela ganha uma base mais sólida de ideias”, observa.

Jorge foi um dos 104 candidatos com nota 1.000 entre os 5,8 milhões de concorrentes. O Número foi menor do que na edição de 2014 quando 250 candidatos tiraram a pontuação máxima, entre eles uma sergipana. F5 News procurou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para saber quantos candidatos sergipanos obtiveram a nota 1000 na redação da edição 2015 do Enem, mas a informação da assessoria de comunicação é de que o Ministério da Educação (MEC) compilou apenas dados nacionais.

Foto 1: arquivo pessoal Jorge Gabriel

Infográfico: reprodução Diário de Pernambuco

Mais Notícias de Cotidiano
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
Sergipana tinha 77 anos de idade e ficou conhecida como uma das mulheres mais altas
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
Veículo Uno que se envolveu no acidente estava com o licenciamento vencido desde 2015
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
A ‘mulher mais alta do mundo’ faleceu aos 77 anos na capital sergipana
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana
A vítima foi alvejada no rosto; suspeito fugiu com motocicleta
BPRv/Reprodução
28/04/2024  08h15 Pedestre é atropelado e tem perna fraturada na Rodovia SE-220 em Aquidabã
Uma das pernas do homem estava fraturada em múltiplos pontos durante o acidente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado