Sergipanos celebram 300 anos do encontro da imagem de Aparecida | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipanos celebram 300 anos do encontro da imagem de Aparecida
Cotidiano 12/10/2017 13h59


É intensa a movimentação, nesta quinta-feira (12) de devotos de Nossa Senhora Aparecida na zona Oeste de Aracaju, onde os fiéis realizaram uma peregrinação do bairro Siqueira Campos até o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida no conjunto Bugio. 

Antes da procissão ocorreram duas missas e a terceira, dos peregrinos, aconteceu com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom João José Costa, na chegada ao Santuário. As homenagens à padroeira do Brasil seguem às 15h com Missa solene e logo em seguida, haverá um show musical com Frei Mário Sérgio.

Já no município de Nossa Senhora Aparecida, no agreste central do estado, mais de 150 mil romeiros devem participar das celebrações até às 17 horas, encerrando com a procissão e a missa com o arcebispo Dom João Costa. A festa já é considerada a segunda maior romaria a pé do Brasil. 

O Encontro

Era outubro de 1717, três pescadores - João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia - ficaram encarregados de conseguir peixe para a festa que a Vila de Santo Antônio de Guarantinguetá iria oferecer ao governante da capitania hereditária de São Paulo e Minas de Ouro, que estava de passagem pela região. O problema é que, naquela época, não era tempo de peixe naquele mês.

Após várias tentativas puxando a rede no Rio Paraíba do Sul, um pedaço do corpo de uma imagem de Nossa Senhora Conceição apareceu para os pescadores. Curiosos, eles lançaram a rede mais uma vez e pescaram a cabeça da imagem, que se encaixou perfeitamente ao corpo.

Eles colocaram a imagem da santa no barco. E depois disso,  os peixes começaram a aparecer, em quantidade abundante, tão grande que quase fez o barco virar, segundo os relatos históricos da tradição católica.

A imagem da santa foi então levada para a casa de Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, mãe de João e irmã de Felipe, que juntou as duas partes com cera e fez um altar para a santa. E foi ali que teve início a devoção à santa: todos os sábados os moradores iam até a casa de Silvana para rezar para Nossa Senhora - que depois tornou-se padroeira do Brasil. 

Anos depois, já em 1732, o pescador Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho, que construiu o primeiro oratório aberto ao público. A partir daí, foi construída uma capela, uma igreja, uma basílica até que, em 1946, foi lançada a pedra fundamental para a construção do novo santuário, o quarto maior do mundo, iniciada em 1955.

A aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida completa 300 anos este ano.  

 

*Com Agência Brasil
Foto: cedida FANFM

Mais Notícias de Cotidiano
Erick O'Hara/Agência Sergipe
01/05/2024  14h00 Concurso unificado: saiba tudo o que levar e o que deixar em casa
Em Sergipe, foram estabelecidos 59 locais de aplicação e 1.114 salas
Ana Lícia Menezes/PMA
01/05/2024  13h24 Vacinação contra a dengue para crianças inicia nesta quinta (02)
Serão disponibilizadas 9.833 doses de vacina para crianças entre 10 e 14 anos
Flavia Pacheco/SES
01/05/2024  13h18 Ressurgimento da epidemia de dengue gera preocupações
Entenda os principais motivos por trás do retorno da dengue e as ações necessárias
Freepik
01/05/2024  10h20 Homem é executado a tiros dentro de residência em Dores (SE)
Crime ocorreu na noite desta terça (30). Motivação seria rixa entre vítima e suspeito
Freepik/Ilustrativa
01/05/2024  10h00 Dia do Trabalhador: confira algumas das profissões mais antigas do mundo
Chaveiro, sapateiro e feirante ainda ocupam espaço no mercado de trabalho atual

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado