Sergipe inicia aplicação da vacina bivalente contra covid nesta segunda (27) | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Sergipe inicia aplicação da vacina bivalente contra covid nesta segunda (27)
Foram enviadas ao estado, pelo Ministério da Saúde (MS), mais de 170 mil doses
Cotidiano | Por F5 News 26/02/2023 11h45


Começam a ser aplicadas em todo o Brasil, nesta segunda-feira (27), as duas vacinas bivalentes contra a covid-19, cujo uso foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ambas produzidas pelo laboratório Pfizer.

Em Sergipe, como nos demais estados do país, a indicação é que o imunizante seja fornecido como reforço em dose única para crianças e adultos, inicialmente em grupos prioritários - pessoas acima de 70 anos; pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILPI e RI) e trabalhadores desses locais; pacientes imunocomprometidos acima de 12 anos; indígenas; ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos de idade.

A Secretaria de Estado da Saúde está encarregada da distribuição das 175.014 vacinas bivalentes enviadas pelo Ministério da Saúde aos municípios sergipanos. No total, a população alvo dessa primeira fase é de 143.102 pessoas. A meta é alcançar 90% da cobertura vacinal.

“Todos os grupos prioritários deverão receber uma dose de reforço com a vacina bivalente da Pfizer. Além disso, o recebimento do reforço com a vacina bivalente para os grupos prioritários está condicionado à existência de esquema primário (básico) completo (duas doses) com vacina monovalente”, disse a pasta.

Ainda conforme a SES, a segunda fase está prevista para 6 de março, com a vacinação de pessoas de 60 a 69 anos e a terceira para o dia 20 seguinte, atendendo as gestantes e puérperas.

Na quarta fase, programada para 17 de abril, serão contemplados os trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema prisional.

O Ministério da Saúde reforça que as vacinas monovalentes contra a covid-19 seguem disponíveis em unidades básicas de Saúde (UBS) para a população em geral e são classificadas como “altamente eficazes contra a doença”, garantindo grau elevado de imunidade e evitando casos leves, graves e mortes causadas pela doença.

“A aplicação da bivalente não significa que as vacinas monovalentes não continuam protegendo. Elas continuam protegendo, mesmo para a variante Ômicron, mas, claro, tendo a possibilidade de uma vacina desenhada mais especificamente para a variante circulante, a tendência é termos uma melhor resposta", afirmou à Agência Brasil o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Mais Notícias de Cotidiano
SMTT Aracaju/Reprodução
17/05/2024  19h35 Engavetamento na Avenida Delmiro Gouveia deixa feridos
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
17/05/2024  18h09 Defesa Civil emite alerta de chuva moderada para o sábado (18) em Aracaju
Redes Sociais/Reprodução
17/05/2024  18h08 Terceiro jacaré é resgatado na Grande Aracaju neste mês de maio
SSP/Reprodução
17/05/2024  17h27 Operação Underground: segunda fase prende três e apreende armas e munições
SMS Aracaju
17/05/2024  17h00 Vacina da dengue: o imunizante é essencial contra o agravamento da doença

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado