Sergipe inicia Curso de Investigação de Homicídios e Drogas Ilegais | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe inicia Curso de Investigação de Homicídios e Drogas Ilegais
Cotidiano 16/10/2017 16h30 - Atualizado em 16/10/2017 16h50


Começou nesta segunda-feira (16) e segue até o próximo dia 27, a 17ª edição do Curso de Investigação de Homicídios e Drogas Ilegais na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol). O curso conta com cerca de 60 alunos, entre delegados, escrivães e agentes e é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), no referente à realização de investigações envolvendo os dois tipos penais.

A delegada Viviane Pessoa, coordenadora das Delegacias da Capital (Copcal), destacou a importância do curso na qualificação profissional dos policiais civis. "Nosso foco prioritário no momento é a redução contínua no número de homicídios dolosos, então qualquer ação que tenha o homicídio como tema é importante abordarmos, desde a formação do policial à análise de índices ou reforço no policiamento preventivo. É o momento de aprender ainda mais, de qualificar o nosso trabalho e de observar a relação direta que existe entre registros de homicídios e tráfico de drogas", destacou.

As atividades contam com aulas expositivas que envolvem diversos assuntos relacionados ao tema. O conteúdo programático da capacitação aborda dados sobre homicídios no Brasil, investigação criminal, técnicas de entrevista e interrogatório, violência doméstica contra a mulher, técnicas e métodos ligados a drogas ilegais; além de situações de crianças e adolescentes vítimas, que no primeiro dia de curso já está presente no cronograma.

A delegada Lara Schuster, do Departamento de Atendimento e Grupos Vulneráveis (DAGV) é uma das instrutoras e irá abordar a temática relacionada às crianças e adolescentes vítimas. "Estou há dez anos ocupando a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima, então dividir um pouco com os colegas esse conhecimento que foi adquirido ao longo desse tempo é muito importante. Esperamos que seja um ótimo curso e que traga benefícios a todos os participantes", comentou.

O professor José Maria Pereira da Nóbrega Júnior, doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco e um dos instrutores do curso, falou sobre os aspectos mais importantes da disciplina que pretende ministrar. "Irei desenvolver como temática o panorama de homicídios no Brasil. Não apenas a dinâmica dos números, dos dados estatísticos dos homicídios ou mortes por agressão no Brasil, mas também analisar as possíveis causas do crescimento dos homicídios nos estados, inclusive por meio de instituições coercitivas. É importante que o policial civil entenda a dinâmica do homicídio, as questões causais, os aspectos socioeconômicos, entre outros fatores", explicou.

Formatação da Senasp

A coordenadora do curso em Sergipe, Sandra Mara de Santana Góis, explicou que a capacitação já veio formatada via Senasp destinada a policiais civis que trabalham nas áreas de homicídios e drogas ilegais. "Esse é um curso mais teórico, não é um curso com abordagem operacional, no entanto entendemos como sendo de suma importância para os policiais civis. Precisamos trazer a modernização para as salas de aula, para que haja uma transformação na maneira de atuar para que alcancemos resultados práticos mais efetivos. Metade dos alunos do curso hoje são recém chegados na instituição, profissionais que ingressaram na Polícia há menos de seis meses e estão buscando formas de conhecer e de agir", explicou.

De acordo com o delegado João Batista Santos Júnior, diretor da Acadepol, a intenção é continuar investindo em treinamento e capacitação para os policiais civis, sobretudo para aqueles que mais recentemente chegaram à instituição. "Além dos cursos da Senasp, temos proporcionado aos nossos colegas momentos de troca de experiência idealizados pela Acadepol. Com essa interação e aprendizado, o resultado positivo é observado no trabaho da Polícia Civil junto à sociedade", finalizou.

Fonte: SSP/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/UFS
16/05/2024  10h08 ProfÁgua/UFS abre processo seletivo para mestrado profissional
Interessados terão até o dia 09 de junho para realizar a inscrição online
Reprodução/ Redes sociais
16/05/2024  09h25 Homem morre ao colidir motocicleta contra cavalo na SE-245, em Riachuelo
O óbito foi constatado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Reprodução/Igor Matias/Agência Sergipe
16/05/2024  09h23 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta quinta-feira (16)
Capital terá períodos de céu nublado com possibilidade de chuvas fracas
Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
16/05/2024  09h22 Guaíba baixa dos 5 m pela 1ª vez na semana, mas chuvas voltam ao RS
Nível do Guaíba marcou 4,97 m às 7h15 desta quinta-feira (16/5)
Divulgação PM
16/05/2024  09h17 Cadeirante é preso por tráfico de drogas na Coroa do Meio
Polícia encontrou com suspeito uma quantidade de maconha e um revólver

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado