Sergipe registra, em média, dois casos de violência sexual por dia | F5 News - Sergipe Atualizado

Direitos Humanos
Sergipe registra, em média, dois casos de violência sexual por dia
Maternidade orienta sobre quais são os cuidados imediatos com vítimas; confira
Cotidiano | Por F5 News 09/06/2021 06h00


Em média, duas vítimas de violência sexual dão entrada todos os dias na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, referência no atendimento às vítimas desse tipo de crime em Sergipe. É o que aponta um levantamento divulgado esta semana pela instituição.

De janeiro a maio deste ano, foram registrados 356 atendimentos a vítimas de violência sexual na unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES). A maior parte das vítimas tem entre 5 e 11 anos de idade e, muitas delas, chegam à maternidade para atendimento num período considerado tardio (mais de 72 horas do ato)

“É importante que a família, a comunidade, os órgãos de apoio à criança e ao adolescente em situação vulnerável (de risco) estejam unidos a favor da prevenção e proteção desses indivíduos. É preciso ficar alerta aos primeiros sinais que são expressos (gestos, palavras e mudança de comportamento) e realizem as orientações e encaminhamentos necessários a fim de garantir uma assistência integral a essas vítimas”, orienta a técnica de enfermagem, Meirivânia Mendonça de Lima. 

Tipos de Violência Sexual

Os atos de violência contra crianças e adolescentes são crimes previstos no Código Penal Brasileiro e precisam ser denunciados. As denúncias podem ser feitas através do disque 100, 180 ou no conselho tutelar mais próximo.

A violência pode ocorrer no âmbito familiar, escolar, entre amigos, na rua, etc. Saiba como definir essas ações:

Abuso Sexual – É toda ação de um maior de idade contra a população infanto-juvenil, que nessa fase de desenvolvimento emocional e intelectual, ainda não tem condições de consentir livremente tal ação.

Exploração Sexual – Consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de satisfação sexual, através do oferecimento de dinheiro.

O Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual, conta com uma equipe multiprofissional e qualificada composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e demais membros de apoio assistencial qualificado. O atendimento funciona 24h, de domingo a domingo.

O telefone de contato para o Serviço de Atendimento a vítimas de Violência Sexual da MNSL é (79) 32258650/ 3225.8679. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes fica localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 5.700.


 

Mais Notícias de Cotidiano
Emsurb/ Ascom
05/05/2024  10h00 Trânsito ficará meia pista na avenida Tancredo Neves nesta segunda-feira (6)
Arthuro Paganini/Secom
05/05/2024  09h43 Estações meteorológicas em 40 municípios devem monitorar situações de risco
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado