Sinpol sugere que servidores do estado retirem contas do Banese | F5 News - Sergipe Atualizado

Sinpol sugere que servidores do estado retirem contas do Banese
Medida seria resposta ao Governo pelo parcelamento dos salários
Cotidiano 02/09/2015 14h42


Por Will Rodrigues e Fernanda Araujo

Os policiais civis de Sergipe continuam articulando ações de represália ao parcelamento que o Governo tem feito nos salários. A categoria já deflagrou uma greve que durou duas semanas, já suspendeu a liberação das visitas aos detentos que estão encarcerados nas delegacias metropolitanas e agora sugere a adesão à portabilidade bancária, retirando as contas do Banese, que atualmente gere a folha de pagamento do funcionalismo estadual.

“Ainda estamos discutindo algumas operações e a principal dela, que possivelmente será implementada, será a campanha ‘O Banese paga a conta’. Os servidores públicos são os principais clientes do Banese, no entanto, nem isso o governo consegue articular para que o pagamento, por exemplo, no caso da Polícia Civil, saia pontualmente dentro do mês e na integralidade”, argumentou João Alexandre Fernandes, presidente do Sinpol, em entrevista ao F5 News nesta quarta-feira (2), durante o ato unificado dos servidores estaduais.

A categoria procura maneiras de convencer os demais servidores a não permanecerem com suas contas vinculadas ao Banco do Estado. “Ou o banco pressiona o governo para que atenda o pagamento em dia e a integralidade, ou nós nos valeremos da portabilidade para outros bancos. Não vamos ficar reféns de um banco cujo governo sequer respeita o servidor público. Seria uma maneira de tentar mostrar a nossa indignação”, afirma Fernandes.

Dentro da Lei

Desde 2012, os servidores públicos de todo o país que recebem pagamento em conta-salário podem pedir a transferência automática do dinheiro para o banco que escolher. Esses trabalhadores foram os últimos a ter acesso ao benefício, uma vez que os da iniciativa privada têm esse direito desde 2009.

De acordo com as regras estabelecidas pelo governo, para transferir o salário para outra conta diferente da aberta pelo empregador, é preciso que a indicação seja feita por escrito à instituição financeira. O banco é obrigado a aceitar a ordem no prazo de até cinco dias úteis e os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado no mesmo dia do crédito do salário, até às 12h.

Foto: Fernanda Araujo/F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação
15/05/2024  06h00 Estão abertas as inscrições de 28º Congresso de Gestão de Pessoas ABRH
Evento oferece uma variedade de assuntos e conhecimentos para impulsionar carreiras
Freepik/Ilustrativa
14/05/2024  18h18 Polícia indicia três pessoas por bullying e ameaça em Monte Alegre
Dois adolescentes e um maior foram indiciados após a vítima ser hospitalizada
Erick O'Hara/ Ilustrativa
14/05/2024  18h06 Prefeitura de Aracaju anuncia concurso para professores com 425 vagas
A maioria das vagas - 359 - é destinada a profissionais graduados em pedagogia
Adilson Andrade
14/05/2024  17h48 UFS divulga 2ª lista de aprovados no Sisu 2024 e abre pré-matrícula
Mais de 200 vagas estão disponíveis; aprovados devem realizar a pré-matrícula
BPRv/Reprodução
14/05/2024  17h05 Motociclista fica ferido após colisão traseira na SE-100 em Estância
Condutor da motocicleta foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado