Som alto: em caso de incômodo, cidadãos devem sempre acionar a polícia | F5 News - Sergipe Atualizado

Som alto: em caso de incômodo, cidadãos devem sempre acionar a polícia
Cotidiano 02/06/2016 18h10


Por Fernanda Araujo

Poluição sonora e perturbação do sossego, uma situação recorrente durante o período junino, continua dando muita dor de cabeça aos que se sentem incomodados. E não é para menos, quando o som alto afeta diretamente o descanso ou o trabalho do outro. Geralmente causado por vizinhos, mesmo sabendo que é passível de punição, esse quadro pode chegar ao extremo, como o episódio que culminou na morte de um segurança esta semana na cidade sergipana de Rosário do Catete.

“As pessoas têm que ter o limite de bom senso e de educação, o mínimo de decência, de respeitar o direito alheio”, lembra o tenente-coronel Paulo Paiva, relações públicas da Polícia Militar. Ele explica que não existe limite de horário: se o barulho estiver incomodando, o cidadão deve acionar a polícia pelo 190. Porém, segundo o coronel, é preciso ainda que o cidadão incentive os vizinhos que também estiverem incomodados a denunciar.

“A PM vem atuando de maneira marcante nisso, é dada prioridade. É necessário que aquela fonte de perturbação esteja atingindo não apenas a uma única pessoa, mas a um grupo de pessoas e isso precisa ficar traduzido nas solicitações. Quando você tem realmente abuso nós temos ligações de inúmeras pessoas solicitando a presença policial”, afirmou Paiva.

A penalidade para o responsável é a apreensão do som e possível pagamento de multa, uma prestação pecuniária que varia de acordo com as posses do autor e do valor do aparelho usado, que pode chegar a R$ 500 ou até R$ 10 mil. “O proprietário do som já sai de lá com a audiência marcada com juizado especial criminal. Os beneficiários dessa prestação são instituições de caridade determinada pela Justiça”.

Sem limites

Som alto é uma contravenção penal da perturbação da paz e do sossego público. Após trabalhar em uma festa que durou até a madrugada em Rosário do Catete, o segurança Nilton César dos Santos, 45 anos, acabou sendo morto por ter solicitado, naquela manhã, a um grupo de jovens que baixassem o som do carro, a pedido de um cidadão. E isso, segundo Paiva, é um alerta de que só a polícia está capacitada para mediar conflitos.

“Você não sabe quem são aquelas pessoas que estão ali cometendo aquele delito, não sabe como elas estão intencionadas, não sabe se estão bêbadas ou drogadas, que muito provavelmente no caso foi o que aconteceu. Parece-nos que não era um único veículo que estava com som de carro ligado, eram vários”, afirma o coronel.

Paiva também destaca a necessidade de que os organizadores de evento procurem a PM com antecedência para discutir a segurança nas áreas das festas. “A festa em si não foi planejada com a devida antecedência, a Polícia Militar não foi solicitada com os 40 dias de antecedência para que pudesse colocar policiamento específico para o festejo. Bem verdade que o fato aconteceu após às 6h, quando a festa havia acabado, mas sem dúvida foi em função da festa que aquelas pessoas estavam ali reunidas tocando o som”, completa.

Foto: ilustração/arquivo F5 News

 

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/ BPRv
02/05/2024  09h08 Acidente deixa um morto e uma pessoa ferida na SE-230, em Canindé (SE)
Segundo as informações do BPRv, o veículo trafegava na pista quando capotou
Reprodução/ Polícia Civil
02/05/2024  08h37 Suspeito de matar irmão durante briga por herança é preso em Aracaju
O crime teria acontecido em 10 de março no bairro Santa Maria, zona sul da capital
SSP
02/05/2024  07h57 Vídeo: GTA resgata tripulantes de embarcação à deriva em Sergipe
Embarcação era do Estado de Alagoas e teve problemas no motor
Arthuro Paganini/PMA
02/05/2024  07h13 Aracaju permanece com alerta de chuvas até a sexta-feira (03)
Equipes da Defesa Civil estão em atenção para atendimento às demandas
Erick O'Hara/Agência Sergipe
01/05/2024  14h00 Concurso unificado: saiba tudo o que levar e o que deixar em casa
Em Sergipe, foram estabelecidos 59 locais de aplicação e 1.114 salas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado