Somos Todos Juízes: campanha fala do valor das decisões na sociedade | F5 News - Sergipe Atualizado

Somos Todos Juízes: campanha fala do valor das decisões na sociedade
Cotidiano 20/06/2016 14h22


Por Fernanda Araujo

#SomosTodosJuízes é o nome da campanha dos magistrados, lançada nesta segunda-feira (20) no Fórum Gumersindo Bessa, no bairro Capucho, em Aracaju (SE). Com a proposta de fazer uma reflexão sobre o atual momento político e o papel dos cidadãos nas escolhas éticas e no combate à corrupção, a campanha da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) também revela a difícil tarefa de ser magistrado e a importância das decisões.

“Todos nós tomamos decisões todos os dias. A ideia é aproximar o Judiciário da sociedade com esse olhar em que as decisões são importantes, não são fáceis, por menores que sejam, tem sempre um olhar ético, um viés do que é justo e correto. Além de ter suas decisões pessoais, as decisões do magistrado impactam na vida social”, afirma o presidente da Associação de Sergipe (Amase), Antônio Henrique de Almeida Santos.

Para os magistrados, a população não só deve cobrar postura correta dos poderes, como também se cobrar nas atitudes diárias, tendo comportamento ético, cumprindo as leis, dividindo responsabilidades e compreendendo o trabalho da magistratura.

“Quando a sociedade entender o quanto é difícil decidir, vai compreender e valorizar a figura do magistrado. O magistrado tem o papel no equilíbrio do país, a Operação Lava Jato é um exemplo. O juiz Sérgio Moro tem feito um excelente trabalho, mas não existe um só Sérgio Moro, no Brasil somos 17 mil juízes, muitas Comarcas, vários anônimos que exercem papel tão relevante quanto”, ressalta o coordenador da Justiça Estadual da AMB, Gervásio Santos (ao lado).

As dificuldades

E para entender o trabalho dos magistrados, é preciso saber das dificuldades no Judiciário brasileiro. Em Sergipe, há inúmeros problemas que levam à morosidade e ao excesso de demandas judiciais. O principal, para a Amase, é a inexistência de mecanismos ou outras esferas de resolução de conflitos, fora do Judiciário, como existem em outros países. “Se compra uma meia e tem defeito, dificilmente se resolve na loja, leva para o Judiciário. Algumas grandes empresas, e o próprio poder público estadual, municipal, principalmente sendo réu, abarrotam o Judiciário”, explica o presidente Antônio Santos (ao lado).

“O juiz brasileiro, demonstrado em pesquisas, é um dos mais produtivos do mundo, são mais 1.600 sentenças por ano em média e ainda assim o processo brasileiro é lento”, diz. Atualmente, na população de 200 milhões de brasileiros, a quantidade de processos é em torno de 100 milhões, ou seja, é um processo para cada duas pessoas no país. Em Sergipe, no último levantamento, até novembro do ano passado foi contabilizado 234 mil processos em andamento.

Enquanto isso, atitudes estão sendo tomadas para desafogar, como criar ações coletivas, incrementando a Defensoria Pública, modificando regras processuais para acelerar procedimentos e incentivando a mediação e conciliação de conflitos. “Mas nada que for feito será o suficiente. É preciso que as agencias reguladoras como Anatel, Anac, Aneel, e outras, sejam locais de resoluções de conflito para evitar que chegue ao Judiciário. Na verdade, o Judiciário deveria estar resolvendo aqueles conflitos que, de fato, não tem como ser resolvidos de outra maneira”, completa Santos.

 

Mais Notícias de Cotidiano
 Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS/Ilustrativa
16/05/2024  18h35 Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul
Água, alimentos não perecíveis e material de limpeza são prioridades
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
16/05/2024  18h10 Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta-feira (17)
Mais de 67 mil vagas são oferecidas, segundo o Ministério da Educação
UFS
16/05/2024  18h10 Deputada critica falta de consulta pública na eleição para reitor da UFS
Linda alega que foi ferida tradição democrática e ignorada participação da comunidade
PMSE/Reprodução
16/05/2024  17h35 Polícia apreende drogas e troca tiros com suspeitos em Aracaju
A PM informou que foram recebidos com hostilidade pelos suspeitos
SES
16/05/2024  16h37 Hemose realiza coleta externa no município de Capela nesta sexta-feira (17)
Ação visa aproximar o cidadão da doação de sangue e ampliar os estoques

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado