“Sou Amigo Samu - Não Passo Trote”: campanha educa crianças e adultos | F5 News - Sergipe Atualizado

“Sou Amigo Samu - Não Passo Trote”: campanha educa crianças e adultos
Cotidiano 22/10/2015 19h30


Com olhares atentos e curiosos, crianças, jovens, adultos e idosos participaram do primeiro dia de ações educativas da campanha “Sou Amigo do Samu - Não Passo Trote", do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192 Sergipe), que acontece até a essa sexta-feira (23), no Shopping Jardins. Organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu), a ação acontece em alusão ao Dia da Criança, celebrado no dia 12 de outubro, e conta com uma programação variada, entre elas, a simulação de primeiros socorros e atendimento. 

“O conhecimento passado pelos profissionais do Samu sobre os atendimentos e a rotina de trabalho, me ajudaram a compreender melhor o serviço”, conta a estudante Nataly Nascimento,17.

Segundo a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, através das simulações de atendimento, os participantes do evento têm contato desde o acionamento do serviço através da ligação para o número 192, a avaliação do médico regulador sobre a gravidade do caso e o atendimento no local da ocorrência. 

"Tudo isso acontece dentro das perspectivas vivenciadas por um profissional do Samu. Nosso foco com a ação é estimular a promoção do conhecimento sobre o serviço e mostrar como os trotes podem afetar diretamente na boa qualidade do serviço. Eles ainda geram custos desnecessários ao Estado”, revela Conceição Mendonça.

Para se ter uma ideia, o custo médio para cada saída de Unidade de Suporte Avançado do Samu (USA) é de R$ 3.500, enquanto para uma Unidade de Suporte Básico (USB), é de R$ 2000. 

“ Esses recursos que devem ser utilizados para o atendimento preciso de quem necessita de assistência pré-hospitalar móvel de urgência. Quando uma pessoa passa trote, parte deste custo é usado indevidamente”, complementou Conceição.

O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, prestigiou o evento e destacou a importância da ação para a sociedade e os impactos positivos para a assistência. “ O Samu tem a função assistencial e, agora, educadora. Com este evento, o Samu nos lembra que as falsas chamadas ao serviço, popularmente conhecido como trotes, podem prejudicar muito o paciente que realmente precisa do atendimento pré-hospitalar móvel de urgência, e ainda, estressam as equipes que poderiam estar numa ocorrência real”, destacou José Sobral.

Desde que ação foi iniciada em junho, o número de trotes passados para o serviço foi de 15%. “Se levarmos em consideração o mês de setembro, os números são ainda mais positivos, pois, a redução contabilizada pelas equipes foi de cerca de 17%. A campanha “Sou Amigo do Samu- Não Passo Trote”, ocorre de forma permanente e itinerante visando sempre a queda do número de trotes de forma gradual”, enfatiza a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.
 

Atração

As palestras e atividades lúdicas realizadas pelos profissionais da Samu também atraíram o público infantil. A pequena Rafaela Brandão, 7, também participou da ação. Ela afirma que compreendeu a mensagem sobre a importância de não passar trotes ao serviço.

“Se eu passo um trote para o Samu, eu posso prejudicar outra pessoa.  Por isso, não passarei trotes”, conta a menina. 

A mãe de Rafaela, Tatiana Brandão, também aprovou a ação. “Fiquei feliz ao ver minha filha participando ativamente das atividades realizadas pelos profissionais do Samu. A mensagem passada por eles é muito importante para a sociedade. As crianças que participam desta ação acabam disseminando a informação e também contribuem para o fortalecimento da mensagem passada pelos profissionais”, disse.

Observando atentamente cada procedimento realizado pelos profissionais do Samu durante as simulações estava o aposentado, Lindinalvo Santos. Ele conta que há alguns anos, sofreu um infarto e foi socorrido pelas equipes assistenciais do Samu. Emocionado, Lindinalvo declarou que os profissionais do Samu são os heróis da vida real.

“Em 2006, senti fortes dores na cabeça e no corpo, falta de ar e ainda sentia meu coração bater de forma acelerada. Tive um desmaio e acordei dois dias depois já no hospital. Passei um tempo em observação na unidade hospitalar e logo depois tive alta médica. Foi então que meus familiares me contaram todo ocorrido, relatando a importância do Samu 192 Sergipe para assegurar minha vida naquele momento. Se já respeitava o serviço, depois do episódio, passei a admirá-lo. Por isso, fico feliz com a campanha contra os trotes e todo o conhecimento passado pelos profissionais", falou Lindinalvo.  

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
03/05/2024  11h25 Mulher é assassinada a facada; companheiro foi levado à delegacia 
Crime aconteceu na madrugada desta sexta (3) no 17 de Março
Flávia Pacheco/ SES/SE
03/05/2024  11h00 Saúde realiza caminhada em prol da doação de órgãos e córneas neste sábado
A ação traz como temática ‘Doe órgãos, salve vidas e espalhe amor’
SSP
03/05/2024  09h59 Homem é preso após cobrar dinheiro para devolver celular roubado
Fato aconteceu na Cidade de Barra dos Coqueiros. Investigado já tem histórico criminal
Ilustrativo/ Freepik
03/05/2024  09h30 Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado
Concurso Nacional Unificado acontece neste domingo (5) em 228 municípios do Brasil
Reprodução/ Polícia Militar
03/05/2024  08h48 Suspeito de cometer homicídio em Marcelândia (MT) é preso em Glória (SE)
A prisão aconteceu enquanto a equipe realizava o patrulhamento no município

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado