SSP e Conselhos Comunitários firmam parceria para prevenir criminalidad | F5 News - Sergipe Atualizado

SSP e Conselhos Comunitários firmam parceria para prevenir criminalidad
Cotidiano 18/06/2015 14h30


Prevenir ações delituosas e otimizar a resolução de problemas no tocante à segurança pública nas comunidades sergipanas. Esse é o foco prioritário de um Termo de Cooperação firmado entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Federação dos Conselhos de Segurança Pública do Estado de Sergipe (Feconseg) em reunião realizada na quarta-feira (17), na sede da SSP.

"A Polícia tem que ser cidadã e manter diálogo permanente com todos os cidadãos sergipanos. Pretendemos nos aproximar ainda mais da sociedade e sabemos que um caminho neste sentido é a parceria junto aos Conselhos de Segurança Comunitária", destacou Mendonça Prado, secretário de Segurança Pública do Estado de Sergipe.

Para José Ailton Figueirôa Filho, presidente da Feconseg, o objetivo da parceria é prevenir a criminalidade e fomentar a criação dos Conselhos Comunitários de Segurança no Estado. "O papel do Conselho de Segurança é atuar de maneira voluntária convidando os cidadãos em suas comunidades a participarem das reuniões mensais sobre Segurança Pública nas localidades onde residem", destacou o líder comunitário.

Um ponto alto do Termo de Cooperação foi a disponibilização de um veículo, computador e impressora para a Federação. "Certamente poderemos dar uma assistência logística aos Conselhos de Segurança, pois até mesmo os documentos dos Conselhos serão produzidos na sede da Feconseg. O veículo será utilizado em todo o Estado, até porque temos a meta de formar mais 30 Conselhos de Segurança em Sergipe. Essas aquisições demonstram o respeito que a Secretaria de Segurança Pública tem com os líderes comunitários", pontuou José Ailton.

No Termo de Cooperação está previsto um Plano de Trabalho para a Feconseg que inclui sensibilização comunitária para implementação de Conselhos de Segurança Pública no interior sergipano, capacitação de novos membros, realização de diagnóstico dos Conselhos Comunitários já existentes e crianção de fluxo de informações; participação em reuniões dos Conselhos tanto na capital como no interior; sistematização das reivindicações dos Conselhos Comunitários com produção de relatórios; além de ações integradas com programas sociais da SSP.

"Os Conselhos Comunitários de Segurança representam um marco histórico e se traduzem na participação direta do cidadão nas questões de Segurança Pública. Além disso, criam mecanismos de envolvimento do cidadão com os órgãos que integram a SSP. Isso é fundamental para o exercício da democracia e participação social", finalizou Cátia Emanuelli, diretora da Assessoria de Planejamento da SSP.A reunião contou com as presenças de Mendonça Prado, secretário de Segurança Pública; José Ailton Figueirôa Filho, presidente da Feconseg; Rosenice Figueiredo, superintendente executiva da SSP; Cátia Simone Golçalves Emanuelli, diretora da Assessoria de Planejamento da SSP; além de representantes de Conselhos de Segurança Pública.

Conselhos Comunitários de Segurança 

Os Conselhos Comunitários de Segurança são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Ele disse ser usuário de drogas, não ter família e viver nas ruas de Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
Sergipana tinha 77 anos de idade e ficou conhecida como uma das mulheres mais altas
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
Veículo Uno que se envolveu no acidente estava com o licenciamento vencido desde 2015
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
A ‘mulher mais alta do mundo’ faleceu aos 77 anos na capital sergipana
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana
A vítima foi alvejada no rosto; suspeito fugiu com motocicleta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado