Suspensão da coleta de lixo foi por atraso no atual contrato, diz Torre | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Suspensão da coleta de lixo foi por atraso no atual contrato, diz Torre
Empresa responsável pelo serviço diz que atual gestão está com quatro faturas atrasadas
Cotidiano | Por F5 News 12/12/2018 13h10 - Atualizado em 12/12/2018 17h52


A empresa Torre, responsável pela coleta de lixo na capital sergipana, se manifestou por meio de nota na tarde desta quarta-feira (12) sobre a paralisação do serviço e disse que a decisão foi motivada pelo atraso no pagamento por parte da Prefeitura de Aracaju.

Hoje pela manhã o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, disse que foi surpreendido com a suspensão da coleta e que a gestão estava em dia com o pagamento da Torre, devendo apenas uma fatura do passivo, de R$ 26 milhões, deixado pela gestão passada.

Mas de acordo com a Torre, a dívida da Emsurb vencida no atual momento refere-se aos serviços prestados nos meses de maio, agosto, setembro e outubro de 2018. A empresa informou também que o passivo deixado pelos gestores anteriores, por força do Decreto 5.437/2017, foi parcelado em 48  meses, estando duas parcelas em atraso.

A Torre disse também que desde as datas de 03/09, 21/09 e 21/11, vem notificando a empresa municipal, para que cumprisse com as obrigações contratuais inerentes aos pagamentos das notas fiscais dos serviços prestados ao município, “pois existia o iminente risco de paralisação parcial dos serviços de limpeza urbana do município de Aracaju, tendo em vista que a TORRE já havia empreendido todos os esforços possíveis para manter os serviços em plena execução”.

A empresa disse também que “não havia mais como negociar com seus fornecedores e instituições bancárias sua dívida junto a esses, pois, por diversas vezes, programou uma data para pagá-los, de acordo com data programada pela empresa municipal, o que não ocorreu”.

“Precisamos urgentemente receber este passivo para podermos voltar a executar os serviços de limpeza, deixando, como sempre fizemos, Aracaju uma das cidades mais limpas e bem cuidadas do país”, termina a nota.

O que diz a PMA

O presidente da Empresa Municipal , Luiz Roberto Dantas, esteve reunido com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública e Comercial de Sergipe (Sindlimp) para  tratar sobre a questão da paralisação no serviço. 

O vice-presidente do Sindilimp, Anderson Vidal, esclareceu que o sindicato tomou como surpresa a atitude da Torre. “Em reunião com a categoria, eles se mostraram preocupados com o pagamento do décimo terceiro salário, e a empresa até o momento não se posicionou, o que nos leva a notificar a Torre nos próximos dias, mas isso não impede a continuidade da coleta, até porque o prazo para o pagamento é até o dia 20”, destacou Anderson.

Segundo a Emsurb, um cadastro reserva também está sendo formado, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), para as funções de motorista categoria D e agente coletor. O presidente explicou, ainda, que a empresa já notificou a Torre.

“Temos que cobrir a Emsurb e a Prefeitura de Aracaju dos direitos contratuais. Não temos mais de 30 dias em atraso, então a Torre não tem motivos para parar, uma vez que estamos pagando regularmente as parcelas da dívida deixadas pela gestão anterior”, enfatizou.

Procurada pelo F5 News, a Prefeitura não comentou os débitos citados pela empresa Torre até a última atualização desta notícia. 
 

 

*Texto ampliado às 15h23

Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Ele disse ser usuário de drogas, não ter família e viver nas ruas de Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
Sergipana tinha 77 anos de idade e ficou conhecida como uma das mulheres mais altas
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
Veículo Uno que se envolveu no acidente estava com o licenciamento vencido desde 2015
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
A ‘mulher mais alta do mundo’ faleceu aos 77 anos na capital sergipana
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana
A vítima foi alvejada no rosto; suspeito fugiu com motocicleta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado