Terezinha Oliva recebe Medalha de Honra ao Mérito Manoel Bomfim | F5 News - Sergipe Atualizado

Terezinha Oliva recebe Medalha de Honra ao Mérito Manoel Bomfim
Cotidiano 15/10/2015 18h28


Nesta quinta-feira, 15, dia dos professores e professoras, a Assembleia Legislativa de Sergipe homenageia dois grandes educadores, que honram o magistério sergipano: Terezinha Oliva e Manoel Bomfim. Ele leva o nome da Medalha de Honra ao Mérito Educacional Manoel Bomfim e ela recebe hoje esta homenagem da Casa Legislativa.

A honraria, criada por meio da Resolução 26/2010 de autoria da deputada estadual Ana Lúcia, é concedida anualmente pela ALESE a educadores sergipanos que prestaram relevantes serviços ao nosso Estado. Este ano, a medalha foi entregue a uma verdadeira especialista no patrono da homenagem. Em sua tese de doutorado em história, Terezinha Oliva estudou as contribuições de Manoel Bomfim para a ciência e a educação de Sergipe, do Brasil e de toda a América Latina.

Em seu discurso, a deputada estadual e professora Ana Lúcia contou a trajetória pessoal de Terezinha Oliva, desde o nascimento em Riachão do Dantas, passando pela dedicação de quase 30 anos à Universidade Federal de Sergipe, e pelo período em que esteve na Superintendência do IPHAN, sempre ressaltando seu profundo compromisso com a academia e sua paixão pelo ato de ensinar.

“Terezinha é uma acadêmica completa. Tem vasto conhecimento e leitura, excelente oratória, escreve e formula com muita facilidade e densidade nas análises. Porém, mais que produzir livros e artigos, em seu cotidiano de ensinar e aprender na academia, Terezinha formou outros tantos intelectuais e pesquisadores. Mestra e seus discípulos continuam contribuindo com a memória e a história do nosso povo. Ela é a mestra querida e reconhecida por descobrir talentos e pela capacidade de apaixonar os estudantes que passam pelas suas aulas e apreendem seu principal objeto de estudo: a história”, apontou a parlamentar.

A homenageada, Terezinha Oliva, expressou seu orgulho de ter sido agraciada coma Medalha de Honra ao Mérito Educacional Manoel Bomfim, em reconhecimento ao trabalho que, segundo ela, lhe deu plena realização profissional: o de ser professora e proporcionar a formação de professores no curso de licenciatura em história da UFS.

“A Medalha de Honra ao Mérito Educacional Manoel Bomfim está entre as mais altas homenagens que recebi. Mas a homenagem não recai apenas sobre meu nome, indicado pela deputada estadual e presidente da Comissão de Educação da Alese, Ana Lúcia, e gentilmente subescrita por todos os integrantes desta comissão. Esta medalha é, em suma, uma homenagem também a todos os professores q me formaram, porque é por eles que sou a profissional que cheguei a ser, além de render preito a um dos maiores brasileiros, o sergipano Manoel Bomfim”, declarou, emocionada a homenageada.

Terezinha e Bomfim

Para Ana Lúcia, a paixão pelo ato de ensinar e aprender é que tece as histórias e perfis de Terezinha Oliva a Manoel Bomfim. Ela destacou que, assim como Bomfim, Terezinha compreende o ato de ensinar como um ato político, de interação e confronto de saberes entre mestre e discípulo, um ato que potencializa a consciência crítica diante da realidade.

“Uma das principais teses de Manoel Bomfim é de que da educação é uma verdadeira 'luz para a revolução'. Seu projeto educacional tem em seu centro o papel do educador no sentido de preparar os educandos para a ciência, mas principalmente para o exercício de liberdade. E todos nós temos a certeza de que a homenageada desta manhã, a professora e historiadora Terezinha Oliva, dedicou e vem dedicando sua vida a esse projeto, o de transformar estudantes em agentes de transformação social, política e cultural”

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado