Torpedeamento de navios no litoral sergipano completa 80 anos | F5 News - Sergipe Atualizado

História
Torpedeamento de navios no litoral sergipano completa 80 anos
Quatro dias de homenagens marcam o histórico episódio ligado à 2ª Guerra Mundial
Cotidiano | Por Lucas Sá 13/08/2022 16h00 - Atualizado em 13/08/2022 21h35


Os episódios históricos envolvendo Sergipe e a 2ª Guerra Mundial completam 80 anos na próxima segunda-feira (15), quando três navios foram torpedeados na costa sergipana por um submarino alemão. Em virtude da data, a Prefeitura de Aracaju inicia neste sábado (13) quatro dias de homenagens às vítimas do ataque nazista.

Em 15 de agosto de 1942, os corpos de várias vítimas do ataque foram encontrados nas praias sergipanas, junto com muitos pertences e os escombros que boiavam até as areias. Na época, a Segunda Guerra estava no auge dos conflitos e, desde então, as águas do oceano Atlântico tinham se tornado campos de batalha.

“Foi aqui, em Sergipe, que ocorreu o evento motivador para que o Brasil entrasse na Segunda Guerra Mundial. Foi na costa de Aracaju, mais precisamente no dia 15 de agosto de 1942, que se deram os torpedeamentos dos navios, ceifando inúmeras vidas. O que nós buscamos com este ato é destacar a importância cultural e educacional deste evento, resguardando a memória daqueles que faleceram no bombardeio, tanto na história de Sergipe como na do nosso país”, disse o prefeito Edvaldo Nogueira.

O episódio marcou para sempre a história brasileira e de Sergipe que, oito décadas depois, ainda lembra o fatídico episódio homenageando os mortos pela Rodovia dos Náufragos em alusão ao episódio. "Queremos conferir a essa efeméride a importância que ela merece, com um programação robusta e repleta de homenagens”, ressalta o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.

As comemorações começaram neste sábado (13), com o seminário "Sergipe na Segunda Guerra”, ministrado pela manhã no 28º BC, pelo Grupo Sergipano de Estudos da Força Expedicionária Brasileira. 

No domingo (14), das 15h às 18h, o Aeroclube de Sergipe realizará uma solenidade relacionada ao torpedeamento ocorrido na costa sergipana, inaugurando o novo portal de entrada do local, o memorial e um painel, na avenida Maranhão, bairro Santos Dumont.

Na terça-feira (16), pétalas de rosa serão lançadas ao mar a partir de um navio da Marinha do Brasil na costa aracajuana e no último dia, quarta-feira (17), será aberta uma exposição, no Centro Cultural de Aracaju, sobre os acontecimentos após a data histórica, que ficará disponível para visitação até o próximo dia 17 de outubro.

“A organização dessa exposição visa justamente compartilhar informações a respeito do envolvimento da capital sergipana com o maior conflito militar do século XX e que marca a humanidade até hoje. A proposta é apresentar um pouco do cotidiano de Aracaju e evidenciar o impacto que a Guerra teve sobre uma cidade tranquila, e cuja população ficou horrorizada e amedrontada após o episódio dos torpedeamentos, que ocorreram entre 15 e 17 de agosto de 1942. Além disso, mostraremos como os aracajuanos se informavam a respeito da Guerra. Os jornais impressos, o rádio e o cinema foram muito importantes nesse período”, explica a professora doutora Andreza Maynard, do Grupo de Estudos do Tempo Presente, vinculado à UFS.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação SSP
19/05/2024  20h08 Operação prende investigados por morte de homem em condição de rua
Agência Aracaju
19/05/2024  17h37 Mercados Virgínia Franco e Milton Santos estarão fechados nesta segunda (20)
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado