Treinamento no Hemose reforça importância de ‘higienização das mãos’ | F5 News - Sergipe Atualizado

Treinamento no Hemose reforça importância de ‘higienização das mãos’
Cotidiano 02/09/2015 13h42


O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) finalizou o treinamento que teve como tema ‘Importância da higienização das mãos’. A ação com a participação de gestores e demais profissionais das áreas técnicas da unidade, tem como objetivo implementar o protocolo de higienização das mãos para reforçar a necessidade da adoção de boas práticas no ambiente que presta serviços de saúde.
 
O que é higienização das mãos, por que fazer; quem deve realizar o procedimento; como fazer e as indicações, foram os principais pontos abordados durante a palestra ministrada pelos estudantes do curso de biomedicina, Mikaelly Rodrigues dos Santos e Marcos Emanuel Vilanova da Costa, que estavam sob a orientação do biomédico Weber Teles, responsável pela organização do treinamento no hemocentro.
 
Como parte da programação os participantes receberam uma cartilha e assistiram um vídeo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que mostra imagens de como o profissional deve proceder a higienização das mãos antes e após a saída do ambiente hospitalar.
 
De acordo com Weber Teles o material elaborado pelos dois acadêmicos tomou por base o manual de higienização das mãos em serviços de saúde, da Anvisa e do Ministério da Saúde (MS). “Foi entregue uma manual aos gerentes e folderes para ser distribuído junto aos colaboradores da cada área. Esse material educativo conta com o passo a passo da limpeza das mãos para minimizar a flora transitória”, explicou.
 
Weber lembrou ainda, que todos os profissionais que trabalham em ambientes que realizam atividades de assistência a saúde, devem redobrar os cuidados. “O descuido é a principal porta de entrada para infecções”, alertou ao lembrar que o simples ato de lavar as mãos é capaz de evitar irritações de pele, problemas gastro intestinais, além de outras doenças.
 
Colaborador
 
Para o biomédico José Murillo Pinho Barbosa, que trabalha no laboratório de produção de Sangue e hemocomponentes, a palestra foi positiva. Ele disse que embora pareça um tema simples a higienização das mãos evita uma série de danos prejudiciais à saúde. “Enquanto profissionais temos que estar vigilantes com nosso bem estar dentro e fora do nosso ambiente de trabalho”, salientou. 

Mais Notícias de Cotidiano
Defesa Civil
15/05/2024  20h43 Governo faz relatório buscando soluções de problemas das chuvas em Sergipe
Zezinho Sobral foi aos municípios de Laranjeiras, Riachuelo e Maruim
Divulgação
15/05/2024  19h00 CASACOR Sergipe anuncia datas de sua quarta edição
Casa cedida pela Constren Engenharia vai abrigar 34 ambientes em dois pavimentos
Ilustrativa
15/05/2024  18h12 Suspeito de estupro de vulnerável é preso em Riachão do Dantas
Segundo o delegado, a relação entre o suspeito e a vítima foi consensual na época
Daniela Luquini/ Apex Brasil
15/05/2024  18h06 "Somos gigantes na matriz energética", destaca Fábio na Comissão da União Europeia
Diálogo sobre potencial do Nordeste no processo de transição energética avança
PRF/ Reprodução
15/05/2024  18h05 PRF fiscaliza ônibus escolar adulterado na BR-101 em Nossa Senhora do Socorro
O veículo, que estava com a placa alterada, não era o mesmo cadastrado na consulta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado