Três perguntas para a médica Idalena Esteves sobre o consumo de álcool | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Três perguntas para a médica Idalena Esteves sobre o consumo de álcool
Gastroenterologista explica como o álcool age no organismo e alguns de seus riscos
Cotidiano | Por F5 News 12/08/2023 19h00


Na última semana, um homem morreu após consumir uma alta quantidade de bebida alcoólica em curto intervalo de tempo no município de Campo do Brito, no Agreste de Sergipe. O fato repercutiu em todo o estado e a notícia figurou entre as mais lidas no F5 News

Como forma de esclarecer algumas dúvidas sobre os efeitos de grandes quantidades de álcool no organismo e entender os problemas que isso pode acarretar, o portal conversou com a gastroenterologista de Sergipe Idalena Esteves, membro da Doctoralia, para obter alguns esclarecimentos. Confira. 

1 - Como o organismo humano digere o álcool? 

Idalena Esteves - Ao ser consumida, a bebida desce pelo esôfago e chega ao estômago, onde cerca de 20% das moléculas de etanol são absorvidas e entram no sangue. O restante das moléculas de etanol passa direto para o intestino delgado, onde são absorvidas e caem na corrente sanguínea.

Uma vez no sangue, as moléculas de etanol são transportadas para todos os tecidos do corpo, como fígado, cérebro, rins e coração. Após absorvido pelo sangue, 10% do álcool é eliminado pelo suor, saliva, urina e pela respiração. A maior parte do álcool é metabolizada pelo fígado, isto é, as moléculas de etanol são quebradas em partes menores até serem transformadas em gás carbônico e água.

2 - Para ser considerado um consumo minimamente equilibrado, que quantidade de álcool pode ser ingerida? 

Idalena - Ingestão de álcool acima de 12g por dia causa doenças ao organismo, seja cirrose hepática, seja miocardiopatia alcoólica, seja pancreatite crônica, seja precipitar arritmia cardíaca, ou câncer de esôfago. Então, não se deve consumir álcool acima de 12g por dia.

3 - Quais problemas de saúde o consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode gerar? 

Idalena - O consumo de álcool acima de 12g ao dia pode servir de gatilho para o desenvolvimento de várias doenças, como depressão, esquizofrenia, além de Insuficiência Exócrina Pancreática-IEP. Além disso, A capacidade de o organismo processar o álcool depende de vários fatores como a idade, o peso e o sexo. O organismo elimina, em média, 0,10 g/l de álcool no sangue, por hora.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Acervo Pessoal
05/05/2024  21h25 Sergipano vai ao show da Madonna no RJ e fala da sua experiência
Ascom PM
05/05/2024  17h07 Viatura da PM se envolve em acidente na Zona Norte de Aracaju
Emsurb/ Ascom
05/05/2024  10h00 Trânsito ficará meia pista na avenida Tancredo Neves nesta segunda-feira (6)
Arthuro Paganini/Secom
05/05/2024  09h43 Estações meteorológicas em 40 municípios devem monitorar situações de risco
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado