UFS adota mudanças no Sisu 2024 para vagas de cotas raciais e por renda | F5 News - Sergipe Atualizado

Educação
UFS adota mudanças no Sisu 2024 para vagas de cotas raciais e por renda
Modificações visam facilitar a matrícula e garantir transparência, diz instituição
Cotidiano | Por F5 News 18/09/2023 17h35


A Universidade Federal de Sergipe (UFS) anunciou mudanças no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, as quais afetarão candidatos que buscam vagas reservadas nas categorias de cotas raciais e por renda. As modificações têm como objetivo facilitar o processo de matrícula e garantir a transparência na seleção de candidatos, diz a instituição de ensino superior. Confira:

Cotas por Renda

Para candidatos que desejam concorrer a vagas reservadas para aqueles com renda bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, a UFS implementou uma mudança significativa. A partir do próximo ano, a instituição aceitará exclusivamente a certidão do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal como comprovação de renda. 

A UFS alega que a medida tende a simplificar o processo de matrícula, eliminando a necessidade de apresentar diversos documentos comprobatórios, como declaração de Composição Familiar, identificação de todos os membros da família, carteira de trabalho dos candidatos maiores de idade e comprovantes de renda bruta.

O CadÚnico é um registro que permite ao governo conhecer as famílias de baixa renda no Brasil, facilitando o acesso a programas sociais. O cadastro é realizado de forma presencial junto às prefeituras, onde os interessados devem apresentar documentos do núcleo familiar, incluindo certidão de casamento, RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. Indígenas e quilombolas também precisam fornecer a Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena para efetuar o cadastro.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS, Marcelo Mendes, destacou a importância da antecipação do cadastro: "A Universidade Federal de Sergipe, visando aprimorar o atendimento aos alunos ingressantes, aceitará exclusivamente o Cadastro Único do Governo Federal, que já é um documento oficial reconhecido nacionalmente. Isso facilitará a matrícula e permitirá que os alunos ingressem com mais facilidade".

Ele também enfatizou a necessidade de os candidatos buscarem o cadastro o mais cedo possível, pois a validade do documento é de dois anos.

Cotas Raciais

Outra mudança significativa diz respeito à antecipação do exame de heteroidentificação para candidatos que optarem por concorrer nas cotas raciais. Esse exame, de caráter pedagógico e totalmente opcional, visa agilizar os procedimentos burocráticos relacionados à autodeclaração de candidatos aprovados e, ao mesmo tempo, reduzir riscos legais ou desqualificações futuras.

O pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard, explica que os candidatos devem verificar se atendem aos requisitos das cotas pelas quais desejam concorrer e destacou que a antecipação do exame não impede que os candidatos tentem novamente no ano seguinte. No entanto, aqueles que passarem pelo processo de antecipação não precisarão se submeter a um novo exame no próximo ano.

As inscrições para o exame de heteroidentificação antecipada estão abertas até a próxima sexta-feira (22), e são direcionadas a alunos do terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas ou aqueles que já concluíram esse nível de ensino.

Os locais e horários da avaliação presencial serão divulgados na página da Pró-Reitoria de Graduação até o próximo dia 26.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
30/04/2024  18h26 Avô é preso suspeito de estuprar neta de 3 anos em Aracaju
IFS
30/04/2024  18h20 IFS abre concurso para professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Pixabay/Ilustrativa
30/04/2024  16h54 Homem é preso por violência doméstica contra a mãe em Aracaju
Gabriel Ribeiro/F5 News
30/04/2024  16h34 Serviços públicos e privados têm mudanças de horários no feriado em SE; confira
Arthuro Paganini
30/04/2024  16h06 PGE-SE lança cartilha com orientações para agentes públicos nas eleições

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado