UFS alega estar impedida de aplicar bônus regional para estudantes | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
UFS alega estar impedida de aplicar bônus regional para estudantes
De acordo com a universidade, motivo é uma decisão judicial do Ministério Público
Cotidiano | Por Yara Lima 30/01/2024 13h44


Após estudantes levantarem questionamentos nas redes sociais sobre a ausência do Bônus Regional para alunos da instituição, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) informou que o motivo do impedimento é uma decisão judicial do Ministério Público de Sergipe (MP-SE). 

A bonificação regional é o acréscimo de um percentual na nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para os alunos que concluíram o ensino em escolas da região. Dessa forma, os estudantes locais são privilegiados no preenchimento de vagas da instituição com até 25% de acréscimo na nota.

De acordo com as informações divulgadas pela UFS nesta segunda-feira (30), a universidade foi uma das precursoras ao implementar o bônus no Campus do Sertão em Nossa Senhora da Glória, região do Alto Sertão sergipano, no ano de 2015, e expandindo em 2020 para o campus de Lagarto, no Centro Sul. 

No entanto, segundo a nota emitida pela instituição, a UFS está impedida de aplicar o bônus desde 2020, após a 1° Vara Federal do MP-SE determinar que a instituição se abstenha de conceder o acréscimo de notas por critérios de caráter geográfico. 

“Desde 2021, a UFS vem recorrendo e aguarda julgamento do último recurso interposto. O processo está no Supremo Tribunal Federal (STF)”, disse a Universidade.

Segundo o reitor da UFS, Valter Santana, o bônus é uma pauta que precisa ser abraçada por toda a sociedade sergipana, por incentivar a participação de estudantes do estado dentro da universidade. 

“Não se trata de um critério de exclusão, mas sim de uma iniciativa que visa aumentar a participação dos sergipanos em nossa universidade e de um instrumento de compensação das desigualdades em nosso país”, avalia.

O reitor ressaltou ainda a importância extra que essa bonificação tem para o estado, por ser a única universidade gratuita em Sergipe. 

“É de interesse vital para a UFS e para o nosso estado que cada vez mais sergipanos adentrem na única universidade pública em solo sergipano. Muitos estudantes são economicamente vulneráveis e não têm condições de cursar o ensino superior em outra universidade ou na rede particular de ensino. Para eles, a UFS é a única opção de cursar o ensino superior”, disse Valter Santana. 

Repercussão

Nas redes sociais os estudantes aproveitaram o tema para expressar seu descontentamento.  
 

"É desleal o que vem ocorrendo, estudantes vizinhos que possuem o bônus podem concorrer em seus estados e em Sergipe, enquanto nós só podemos concorrer aqui", relatou outra estudante através da plataforma X/Twitter.

Para o ano letivo de 2024, a UFS ofertou 5.640 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sendo 2.606 são para ampla concorrência, 108 para ações afirmativas e 2.926 para lei de cotas.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Sead/reprodução
14/05/2024  14h23 Governo do Estado homologa concurso público da Cogerp
Divulgação SSP
14/05/2024  11h44 Investigados por tentativa de homicídio de empresário da área musical são presos
Reprodução/ TRT
14/05/2024  10h41 TRT de Sergipe abre processo seletivo de estágio em direito
Ascom Senac
14/05/2024  09h13 Secretaria do Trabalho abre inscrições para curso de comidas típicas juninas
Reprodução/ Agência Sergipe
14/05/2024  09h10 Escolas da rede estadual iniciam arrecadação para o Rio Grande do Sul

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado