UFS lança plano para retomada gradual das atividades presenciais | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
UFS lança plano para retomada gradual das atividades presenciais
O plano define o retorno das atividades presenciais em cinco etapas distintas
Cotidiano | Por F5 News 22/09/2021 17h29

A Universidade Federal de Sergipe lança, nesta quinta-feira (23), às 15h30, o Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais. O texto foi atualizado e traz orientações, baseadas no Protocolo de Biossegurança da instituição, para o retorno às atividades em meio aos eventos vinculados à covid-19.

O evento presencial é reservado aos pró-reitores e diretores de Centro, mas poderá ser acompanhado pelo canal da TV UFS no Youtube.

O plano define o retorno das atividades presenciais em cinco etapas distintas, variando de acordo com a situação vacinal dos indivíduos e dispondo de um percentual de ocupação de espaços específico para cada fase.

Estão previstas no plano desde a fase 0, de restrição máxima, voltada para um estágio sem imunização, até a fase 4, de normalidade, cenário com retorno integral de todas as atividades administrativas e acadêmicas.

Em que etapa estamos?

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Thaís Ettinger, explica que, no momento, a UFS se encontra na fase 1, de ‘retorno parcial’”. Nesta fase, de esquema vacinal parcial, o plano de retomada gradual permite uma ocupação de espaços de até 20%.

Nela, tem ocorrido rodízio dos servidores administrativos, práticas presenciais de alunos, atividades de pesquisa e manutenção de equipamentos e planejamento do retorno dos servidores vacinados.

Evolução

Após 28 dias da segunda dose, completando o esquema vacinal dos servidores, será possível entrar na fase 2, de “abertura parcial”, com a possibilidade de diversas outras atividades, numa ocupação de 50% dos espaços.

Contudo, o Plano de Retomada preconiza que a evolução ou retrocesso entre as etapas será autorizado pela reitoria, a partir da assessoria do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no âmbito da UFS, e dependerá, dentre outros fatores, da evolução da pandemia no estado de Sergipe.

Termo de responsabilidade

Estudantes, terceirizados e servidores com indicação de retorno para atividade presencial devem ter ciência do Termo de Responsabilidade, anexo ao plano e disponível no sistema SIG, para realização de atividades presenciais na vigência da pandemia de Covid-19. O objetivo é assegurar o compromisso com as medidas comportamentais de biossegurança.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Rede Social/Reprodução
24/10/2021  11h50 Motociclista morre após colisão com ônibus em Santa Luzia do Itanhy
Rede Social/Reprodução
24/10/2021  11h50 Prédio desaba em Nilópolis (RJ) deixando um morto e três feridos
William Vinícius/Reprodução
24/10/2021  11h05 Homem tenta matar esposa e é baleado por cunhado no agreste de Sergipe
Evento é interrompido por perturbação de sossego no Jardins, em Aracaju
24/10/2021  11h01 Evento é interrompido por perturbação de sossego no Jardins, em Aracaju
Google Maps/Reprodução
24/10/2021  11h00 Geotecnologia apoia investigações sobre crime organizado