“Um ovo de Páscoa em SE é mais caro que em SP”, diz economista | F5 News - Sergipe Atualizado

Mercado
“Um ovo de Páscoa em SE é mais caro que em SP”, diz economista
Segundo instituto de varejo, o preço dos ovos de Páscoa aumentou 17,6% este ano
Cotidiano | Por F5 News 26/03/2024 18h15


Diversos vídeos ganharam repercussão nas redes sociais após mostrarem a comparação do peso de um ovo de Páscoa, com outros formatos de chocolate, como as barras. Isso porque, os consumidores notaram um aumento significativo nos preços desses produtos.

Para muitos consumidores, comprar uma quantidade de barras de chocolate que corresponde ao peso de um determinado ovo de páscoa se tem um melhor custo-benefício.

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), que teve como base uma cesta de 50 produtos de Páscoa de diferentes marcas e tamanhos, o preço dos ovos de Páscoa áscoa de qualidade aumentou 17,6% no ano de 2024. 

O economista sergipano Márcio Rocha explica que essa elevação no valor final do produto pode variar de acordo com a marca, o local, entre outras condições.

“Um ovo em Sergipe certamente é mais caro que em São Paulo, por exemplo, porque lá está mais próximo das grandes fábricas, já aqui os custos de transporte estão embutidos em carga maior”, disse ao F5 News.  

Além da localização geográfica, os materiais utilizados na produção dos ovos de Páscoa também interferem no preço. O especialista ainda pontuou que o preço do cacau, principal ingrediente do chocolate, aumentou no mercado internacional neste ano. 

“A variação foi de 75%, de acordo com a Organização Internacional do Cacau, que monitora a commodity. Isso se deve a diversos fatores como as secas e outras intempéries que afetaram a produção de cacau em importantes regiões produtoras”, disse Márcio Rocha ao portal.

Ele comentou ainda a relação entre oferta e procura. “A demanda global por chocolate vem crescendo nos últimos anos, o que também contribui para a alta do preço do cacau. Além disso, outros insumos utilizados na produção de ovos de Páscoa também subiram de preço, como leite, açúcar e embalagens, o que eleva os custos de produção”, explica. 

Outro ponto crucial para o aumento do preço do produto é o fato da páscoa ser uma data mercadológica, ou seja, esse ramo se torna altamente competitivo com o investimento em marketing e publicidade.

“Os ovos de Páscoa são vistos como um presente ideal para crianças e adultos. Os produtos estão nas prateleiras não somente pelo período religioso, mas pelo marketing envolvido no contexto para que a data se torne um período de aumento de comercialização. Ademais, a variedade de sabores, marcas e tamanhos de ovos de Páscoa contribui para o consumo excessivo”, disse Márcio Rocha ao F5 News.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
29/04/2024  09h37 Corpo de homem é encontrado no Povoado Baixa Grande
SSP
29/04/2024  07h51 Suspeito de homicídio é preso na cidade de Japoatã
Igor Matias
29/04/2024  07h38 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta segunda-feira (29)
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado