Vazamento de óleo atinge rio Sergipe no leste do estado | F5 News - Sergipe Atualizado

Vazamento de óleo atinge rio Sergipe no leste do estado
Óleo foi derramado de poços da Petrobras localizados em Riachuelo
Cotidiano | Por F5 News 27/03/2019 15h16 - Atualizado em 27/03/2019 18h05


Um vazamento de óleo atingiu o rio Sergipe que corta o município de Riachuelo, no leste sergipano. O vazamento ocorreu na segunda-feira (25) e foi confirmado hoje (27) pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Cerca de 0,8m³ de óleo foi derramado no campo de Riachuelo, segundo a Petrobras.

De acordo com a Adema, o vazamento partiu de uma linha de produção de quatro poços da estatal localizados na região. No entanto, ainda não há como mensurar o prejuízo ambiental. Desde a ocorrência, equipes de biólogos e técnicos avaliam os possíveis impactos ao rio. Um auto de infração ainda não foi emitido para a empresa, segundo a Adema, o que deve ser feito depois da análise.

Ainda de acordo com o órgão ambiental, equipes trabalham no local utilizando bombas sugadoras e um cordão de isolamento com boias para tentar impedir que o óleo se espalhe. "Estamos desde segunda-feira, assistindo as ações da empresa Petrobras e os procedimentos de Remediações do solo e águas contaminadas. Estamos concluindo as avaliações de todo o impacto ambiental", relatou o diretor da Adema, Gilvan Dias.

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Petrobras informou que o vazamento foi identificado por volta das 7h30.  Segundo a companhia, o vazamento foi contido no mesmo dia e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. "A operação de poços e linhas de produção do campo foi paralisada e equipes de resposta à emergência foram acionadas de imediato para instalação de barreiras, limpeza do local e monitoramento ambiental", disse a empresa.

A estatal declarou ainda que os órgãos responsáveis foram notificados e as equipes da Petrobras seguem trabalhando na área.

Outro vazamento

Na semana passada, outro vazamento por um bujão foi registrado numa tubulação pressurizada de poço que estava fora de operação, da Petrobras. O fato aconteceu no campo de Carmópolis, no município de Japaratuba. No entanto, segundo a Adema, houve uma acidente durante a manutenção corretiva da empresa quando foi sanar o vazamento.

Um auto de infração foi elaborado e o órgão ambiental apontou negligência e imperícia por parte da manutenção. "Perderam o controle na ação e a linha como estava pressurizada o que ocasionou o jorrar para atmosfera do óleo que estava na linha. Visualmente foi alarmante", disse Gilvan Dias. Para parar o jorrar do óleo, as válvulas na estação foram fechadas.

*Atualizado para acréscimo de informações

Foto 2: Adema/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Hemose
06/05/2024  18h30 Hemose realiza coleta externa de sangue no município de Tobias Barreto
Ação visa divulgar serviço e melhorar os estoques sanguíneos, nesta terça-feira (7)
Divulgação
06/05/2024  18h00 Aracaju se prepara para receber o maior festival gastronômico do mundo
Será a 18ª edição do Brasil Sabor, no estacionamento do Shopping Jardins
Pixabay/Ilustrativa
06/05/2024  17h43 Suspeito de matar homem com tiro no rosto em Itabaianinha é preso
A polícia também apreendeu a espingarda utilizada para a prática do assassinato
Alese
06/05/2024  17h22 Pai de paciente agride médico durante atendimento no Hospital de Itabaianinha
A informação foi confirmada pela unidade hospitalar e pela SSP, ao F5 News
SES/divulgação
06/05/2024  16h36 Vacina contra a dengue passa será ofertada em mais oito UBS de Aracaju
No total, são 16 unidades de saúde prontas para imunizar crianças de 10 a 14 anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado