Vazamento: mancha de óleo avança no litoral de Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Vazamento: mancha de óleo avança no litoral de Sergipe
Empresas serão multadas pela Adema por crime ambiental
Cotidiano 16/04/2018 12h20 - Atualizado em 16/04/2018 17h26


Por Fernanda Araujo

Continua a limpeza na região da Praia de Jatobá, no município sergipano de Barra dos Coqueiros, na manhã desta segunda-feira (16), local atingido por um vazamento de óleo este final de semana proveniente de uma tubulação da empresa Mosaic, antiga Vale, durante o processo de lançamento de resíduos.

Segundo a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), que voltou a vistoriar o local na manhã desta segunda-feira (16), estão sendo analisados os danos ambientais provocados pelo incidente e foi constadado que a mancha de óleo avançou 900 metros pela faixa de areia. “A Adema acompanha as ações, o planejamento dos procedimentos que iniciaram desde sábado à tarde quando o vazamento foi identificado”, afirma o técnico ambiental Benjamin Reis.

A Petrobras e a Mosaic têm realizado a limpeza do local desde a manhã do domingo, já que no sábado a maré estava alta, o que impossibilitava a atividade. O vazamento aconteceu após falha no sistema de descarte de água do emissário (tubulação). Populares denunciaram o surgimento da mancha de óleo na areia da praia que, segundo a Adema, atingiu cerca de um quilômetro da faixa litorânea.

Segundo Benjamin Reis, a tubulação vai de Rosário do Catete até a praia do Jatobá, numa extensão de 44 km, e que ainda entra mais 1.900 metros no mar, uma profundidade de 10 metros de lâmina de água.

“A Mosaic necessita de muita água para a dissolução do cloreto de potássio, para isso a Petrobras cede 40% de água de poço. Na transferência da estação da Petrobras para um tanque de armazenamento da Mosaic, ocorreu um distúrbio de concentração desse óleo e ficou acumulado. Quando os técnicos da Mosaic perceberam, estava também sendo operada a transferência desses resíduos de tubulação, daí ocorreu carreamento de substância oleosa para o mar”, explica o técnico.

A Adema determinou a suspensão da operação do equipamento pela Mosaic até que a empresa comprove tecnicamente que toda essa tubulação está isenta de óleo, e orienta à população que evite o banho no local, devido ao risco de contaminação de óleo na pele.

A Adema informou ainda que as duas empresas receberão um auto de infração por crime ambiental. Os valores das multas ainda não foram definidos. 

Em nota, a empresa Mosaic disse que continua monitorando a área, principalmente a movimentação da maré, para avaliar necessidade de realização de novos turnos de limpeza nos próximos dias, assim como neste domingo e segunda-feira, com funcionários da companhia e da Petrobras, além do apoio de consultores ambientais. "A empresa segue comprometida para a total resolução da situação o mais breve possível e reforça seu compromisso com funcionários, comunidades e meio ambiente nas regiões onde atua", declarou. 

*Texto atualizado para acréscimo de informações. 

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Fato ocorreu na manhã deste sábado (18), no Premabas
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Etapa abrange dívidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Sorteio das vagas será realizado na próxima terça-feira (21), a partir das 10h
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Dados são do Censo de 2022. Sergipe possuía 240.415 pessoas com mais de 15 anos não alfabetizadas
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Prisão aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (17), em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado