Verão Sergipe 2024 acontece neste fim de semana em Pirambu | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Verão Sergipe 2024 acontece neste fim de semana em Pirambu
População se mostra ansiosa com evento onde praias, dunas e lagoas são um convite
Cotidiano | Por Agência Sergipe 31/01/2024 08h05


No quarto final de semana do Verão Sergipe 2024, entre os dias 2 e 4 fevereiro, de sexta a domingo, Pirambu vai sediar o evento que engloba atividades esportivas, exposições e venda de artesanato, além de apresentações culturais e musicais. Vale destacar que o município localizado no litoral norte sergipano, a apenas 32 quilômetros da capital, Aracaju, já havia sediado a festa esportivo-cultural na versão realizada há mais de uma década. Como no passado, agora, a população também está cheia de expectativas e apostando alto para bem receber os visitantes e turistas, que, ainda, poderão aproveitar para conhecer os atrativos que o município tem a oferecer. 

Tendo como objetivo a interiorização do turismo em Sergipe, segundo o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o governo optou por Pirambu devido a vários motivos, entre eles, as potencialidades, como praias, dunas, coqueirais, rios, cachoeira, mangues e vilarejos de pescadores e de artesãos que compõem a paisagem do município. “Sendo uma cidade localizada em uma área de proteção ambiental, ela é ponto de partida para um roteiro ecológico sustentável, praiano, cheio de beleza. É um destino agradável e muito tranquilo para passar férias e finais de semana, e que todos deveriam conhecer para além do Verão Sergipe”, argumenta. 

Neste paraíso de belezas naturais tão perto da capital sergipana onde o Verão Sergipe 2024 vai aportar, as expectativas da população quanto ao evento são as melhores possíveis, de acordo com a secretaria municipal do Turismo e Comunicação de Pirambu, Jéssica Feitosa. “Estamos muito agradecidos por termos sido contemplados com o Verão Sergipe. O comércio já começa a se preparar: lojas de roupas, de bebidas, restaurantes, hospedagem. Nós, também, teremos aqui a feirinha do artesanato. Assim, já envolve, também, o comércio dos povoados. Então, está todo mundo aguardando com ansiedade”, afirma.

Jéssica Feitosa avalia que, aproximadamente, 30 mil pessoas devem passar por Pirambu nos três dias do evento que terá artistas de renome nacional. Com tanta gente circulando no município, ela acredita que haverá 100% de ocupação em pousadas e hotéis. “Ainda tem uma coisa que é muito típica do interior: as pessoas alugam as próprias casas para os visitantes. Então, acredito que vai ser 100% de aluguel de casas. Isso, também, contribui para o aumento de renda na cidade”, avalia a secretária. Ela destaca, ainda, a geração de empregos, mesmo temporários, em decorrência do Verão Sergipe. 

A dona de casa Ana Maria dos Santos é uma das pessoas que vai alugar a própria residência para visitantes. Ela explica que essa é uma prática recorrente durante grandes eventos em Pirambu, como as festas de fim de ano ou o Carnaval, quando há muita procura por imóveis para locação. “Sempre que posso, alugo minha casa para pessoas que querem passar uns dias aqui, aproveitando a praia [que leva o mesmo nome da cidade] ou então para conhecer a Lagoa Redonda, que é um lugar muito lindo. Alugar a casa é um jeito de aumentar minha renda e também de contribuir para estimular o turismo na nossa cidade. Por isso, não vejo a hora de o Verão Sergipe acontecer em Pirambu”, afirma. 

Quem também está ansioso para o evento acontecer é José Leonaldo da Silva, que administra o bar e restaurante localizado na orla do município. Ele elogia a retomada do Verão Sergipe em 2024 e se mostra agradecido por, mais uma vez, a cidade ter sido escolhida para sediar o evento. “Como a gente viveu no passado, os jovens de hoje vão ver, agora, esse importante evento. E nós estamos na expectativa do comércio, pois o Verão Sergipe alavanca o segmento. Pirambu é uma cidade que atrai turistas pela praia e pelas dunas. Então, vamos nos preparar bastante para receber todos com alegria”, assegura. Traduzindo: Seu Leonaldo vai caprichar no cardápio, com destaque especial para a moqueca de camarão, preparada pela esposa Maria Cristina Vieira de Oliveira e que é o carro-chefe do restaurante. 

O secretário municipal de Esporte de Pirambu, Pedro da Costa Santana, também está cheio de boas expectativas quanto ao Verão Sergipe. “Depois de dez anos, a gente está retomando esse grande evento que vai trazer muitas alegrias para nossos jovens e adolescentes. Esperamos dar todo o incentivo a eles, desenvolvendo atividades esportivas, como vôlei, futebol de areia, futevôlei, atletismo. O fato é que Pirambu, como uma cidade turística, vai trazer público, atrações, festas, e, assim, muitas coisas boas virão”, opina Pedro Costa.

Muito mais a conhecer 

Com milhares de pessoas visitando o município durante o Verão Sergipe, a dica é aproveitar para conhecer mais um pouco de Pirambu. A Lagoa Redonda, o ponto turístico mais famoso da cidade, por exemplo, está localizada na Costa dos Manguezais de Sergipe, região entre Pirambu e Ponta dos Mangues, em Pacatuba. Ali, a paisagem é de encher os olhos. Há sequências de dunas, rios e lagoas, como a Lagoa Azul, que é menos conhecida, além da Queda do Roncador, onde é possível tomar muito banho de cachoeira. 

Um detalhe importante: esse pedacinho do paraíso fica na Reserva Biológica Santa Isabel, área permanente de proteção ambiental por causa da desova de tartarugas marinhas e do berçário de aves. Por isso, a região é pouco explorada turisticamente. Na verdade, o turismo de massa não é permitido em determinadas localidades. 

Na temporada de junho a agosto, em tempo úmido, os visitantes e turistas poderão se deparar com lagoas temporárias, denominadas Olhos D’água da Reserva, que são provocadas pelos lençóis freáticos. Além disso, os paredões de areia também viram escorregadores até as águas das lagoas, tendo quem pratique sandboard e skibund, surfe na areia realizado por meio de uma prancha simples.

Do outro lado do município, nos povoados Canal e Touro, já na divisa com a cidade de Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju, braços de manguezais mostram uma natureza exuberante que permite o contato com ela por meio de passeios de barcos, por um bioma ora marinho, ora fluvial.

Programação musical em Pirambu

Sexta-feira, 2 de fevereiro

20h – Art Mania
22h – Xande de Pilares
0h – Psirico
2h – Cid Natureza

Sábado, 3 de fevereiro

18h – Maysa Reis
20h – Tayrone
22h – Saia Elétrica
0h – Marcelo Balla

Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado