Violência chega a campo e tira o sossego de agricultores | F5 News - Sergipe Atualizado

Violência chega a campo e tira o sossego de agricultores
Eles cobram da SSP ações mais efetivas de combate ao crime
Cotidiano 03/10/2015 15h32


Por Aline Aragão

A violência e a insegurança não são apenas problemas urbanos; há muito tempo a zona rural vem deixando de lado a imagem bucólica de tranquilidade para se tornar em um alvo fácil de criminosos, que levam medo e terror aos moradores do campo.

Diante do cenário de constantes roubos de gado, assaltos em fazendas e até mesmo sequestros relâmpagos, os agricultores resolveram se unir e, por intermédio da Federação da Agricultura do Estado de Sergipe (Faese/SE), cobrar do poder público ações mais efetivas no combate ao crime na zona rural.

Uma primeira reunião entre a Faese e o secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, aconteceu em abril deste ano, mas, segundo o representante da entidade, Dênio Leite, até o momento nenhuma providência foi tomada e os casos de violência só aumentam.

“Antigamente os ladrões entravam na propriedade, pegavam duas ou três cabeças de gado e fugiam. Hoje chegam com caminhões e levam um rebanho inteiro, além de invadir as residências e aterrorizar os moradores com ameaças e muita violência”, lamenta.

Segundo Dênio, hoje não é possível dizer em que região o número de ocorrências é maior, e com a inserção do crack no interior, a situação só piorou. Ele diz ainda que a Faese tem registros de agricultores que, por medo, estão abandonando as propriedades; o mesmo tem acontecido com os trabalhadores, que se negam a ficarem sozinhos. “Essa é uma realidade de todo estado, e precisamos que alguma providência seja tomada ou a produção agrícola e pecuária em Sergipe pode ser prejudicada”, alertou.

Os agricultores terão uma nova reunião com o secretário, na próxima terça-feira (06), onde cobrarão mais celeridade nas investigações e um policiamento mais ostensivo. Como sugestão, a Faese pede a ampliação do Batalhão da Caatinga para todo estado, transformando o mesmo em Batalhão Rural, para que dessa forma possa levar mais segurança ao campo. 

Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Ele disse ser usuário de drogas, não ter família e viver nas ruas de Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
Sergipana tinha 77 anos de idade e ficou conhecida como uma das mulheres mais altas
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
Veículo Uno que se envolveu no acidente estava com o licenciamento vencido desde 2015
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
A ‘mulher mais alta do mundo’ faleceu aos 77 anos na capital sergipana
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana
A vítima foi alvejada no rosto; suspeito fugiu com motocicleta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado