Comércio é menos movimentado no Dia dos Pais que no Dia das Mães
No 1º semestre de 2022, cresceu número de crianças sem pai na certidão de nascimento Economia | Por Ana Luísa Andrade 13/08/2022 07h00O Dia dos Pais, comemorado anualmente no segundo domingo de agosto, é uma data bastante esperada pelo setor comercial, pela expectativa de dar início a um aquecimento nas vendas do segundo semestre.
Em levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com a Offerwise Pesquisas, ficou constatado que 63% dos consumidores pretendem ir às compras em busca de presentes para o Dia dos Pais este ano.
Na prática, esse número representa aproximadamente 101,8 milhões de pessoas que, segundo estimativa da pesquisa, podem movimentar mais de R$ 24 bilhões na economia.
Esses valores, entretanto, são inferiores aos verificados durante pesquisa realizada pelos mesmos órgãos para o Dia das Mães em 2022. Considerado “o Natal do primeiro semestre” pelo setor lojista, essa data é a segunda melhor do ano em termos de faturamento para o setor varejista.
Na pesquisa de Dia das Mães, foi constatado que 79% dos consumidores pretendiam adquirir presentes para a data. Segundo o estudo, aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros movimentaram 28,16 bilhões de reais no comércio.
Pode-se supor que a significativa diferença entre os faturamentos impulsionados pelas festivas se deva à ausência dos homenageados em agosto. O primeiro semestre de 2022 registrou o maior número de bebês sem o nome do pai na certidão de nascimento desde o primeiro semestre de 2018, segundo levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil).
Os dados obtidos durante a pesquisa revelaram que, nesse período, 1.313.088 bebês nasceram no país. Destes, 86.610 não têm o nome do pai no registro de nascimento.