Confira tendências de mercado para 2023, segundo o marketing do Twitter | F5 News - Sergipe Atualizado

Estratégia
Confira tendências de mercado para 2023, segundo o marketing do Twitter
Estudo revela os nichos em ascensão para investimentos de marcas e de negócios
Economia | Por Monica Pinto 07/01/2023 20h00


O Twitter produziu um relatório, por intermédio de seu Departamento de Marketing, denominado “A Conversa – Twitter Trends 2022”. O trabalho, com 13 páginas, enfoca “Três grandes assuntos que aconteceram no Twitter, analisados por especialistas culturais e de dados. Uma prévia das tendências que vão movimentar conversas, as suas marcas e o seu negócio”.

Esses três “grandes assuntos” expõem tendências esmiuçadas em campos respectivos -  “Sinergia de Cuidados”, “Universos criados por fãs” e “Arte movida a tecnologia”.

Embora o levantamento se volte prioritariamente a oportunidades na esfera empresarial, ele também dimensiona tecnicamente os interesses dos internautas neste ano que se encerrou. Na prática, funciona como um termômetro do que mexeu com os brasileiros em 2022, ao menos entre aqueles com acesso e presença constante na rede social.

A tendência 1, Sinergia de Cuidados, situa como foco o movimento “Em defesa das pessoas e do planeta”.

Diz o estudo: “Com uma emergência climática se aproximando e uma parcela significativa da biodiversidade mundial atual dentro das fronteiras do Brasil, não é surpresa que os brasileiros falem sobre os efeitos devastadores que estão acontecendo sobre a terra e as pessoas. As comunidades impactadas e as @’s que levantam essa bandeira estão usando o Twitter para destacar as ameaças ao meio ambiente e aos povos indígenas, além da potencial expansão da desigualdade estrutural atual à medida que a crise climática piora”.

O relatório detecta uma conexão bem estabelecida entre catástrofes climáticas e desigualdade social. “Os brasileiros estão usando o Twitter para compartilhar a realidade das comunidades marginalizadas e defender as pessoas que historicamente são esquecidas às margens da sociedade”, diz.

Alguns temas ambientais em específico ganharam significativa força em 2022, como mostram as estatísticas:

Justiça Climática - +552%
Emergência climática - + 233%
Movimento Verde - +307%
Carbono Neutro - +175%

Mas a preocupação com o planeta se alia àquela direcionada aos habitantes da espécie humana: “Das selvas naturais às ruas de concreto, as pessoas estão falando abertamente sobre as maneiras pelas quais as mudanças climáticas ameaçam consolidar o racismo e a segregação social”.

Isso ensejou o que o Twitter classifica como “ressurgimento de temas familiares”, com destaque para Insegurança alimentar (+124%); Migrante ambiental (+106%);  Racismo ambiental (+75%) e Indígenas (+31%). O estudo avalia: “Esta é uma oportunidade de se conectar profunda e pessoalmente com os consumidores, apoiando as pessoas e o planeta”.

Sob o título “Faça com que a sustentabilidade seja uma responsabilidade de todos na sua empresa”, o relatório analisa que a ESG (Environmental, Social and Governance), que representa práticas ambientais, sociais e de governança, antes circunscritas às salas de reuniões, passaram a ser responsabilidade de todos os funcionários em todos os níveis.

“Reconheça o que sua marca fez, até mesmo os erros, e mostre às pessoas como você pode fazer melhor da próxima vez. As pessoas podem identificar greenwashing quase que instantaneamente, por isso, crie confiança com transparência e identificação. Apoie movimentos como slow food e slow fashion, mesmo que isso gere custos no curto prazo”, recomenda o estudo.

“Temos que pensar em maneiras alternativas e mais sustentáveis de fazer nosso trabalho. Capacite os funcionários e incentive-os a adotar comportamentos ecológicos e práticas sociais que vão impulsionar toda a empresa a fazer mudanças positivas. Como sua marca pode criar uma maneira para compartilhar ideias sobre ser mais sustentável ou testar inovações tecnológicas para reduzir as emissões de carbono, por exemplo?”, questiona.

Na segunda reportagem da série, neste domingo (8), você confere a chamada Tendência 2 – “Universos criados por fãs”.

Mais Notícias de Economia
Governo de Sergipe
02/05/2024  15h18 Produção de petróleo e gás em Sergipe teve crescimento em março
Marcello Casal JR/Agência Brasil
02/05/2024  14h25 Contas externas têm saldo negativo de US$ 4,6 bilhões em março
Ilustrativo/ Freepik
02/05/2024  10h15 Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
02/05/2024  10h15 INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo
Igor Mathias/Secom
01/05/2024  16h13 Caged: Sergipe teve saldo negativo de empregos em março

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado