Coronavírus: Agências de viagens de Aracaju recomendam turismo interno | F5 News - Sergipe Atualizado

Coronavírus: Agências de viagens de Aracaju recomendam turismo interno
Doença eleva cotação do dólar e preocupa passageiros sobre situação do destino
Economia | Por Letícia Mendonça* 03/03/2020 10h05 - Atualizado em 03/03/2020 19h38


O novo Coronavírus, ou COVID-19, é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, bastante confundível com uma gripe comum, pelos sintomas semelhantes. O vírus foi descoberto em 1937 e denominado como Coronavírus em 1965. O primeiro caso do novo agente foi em 31 de dezembro do ano passado, na China.

Já foram registrados, até o dia 1º de março, 88.257 casos pelo mundo e quase três mil mortes, em 66 países, de acordo com balanço geral produzido pela Agence France-Presse. Na China, onde surgiu o primeiro caso, as mortes pelo Coronavírus equivalem a mais de 95% do total. 

No Brasil, já foram confirmados dois casos no estado de São Paulo e 433 casos suspeitos em mais 14 estados brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Dezesseis países estão em monitoramento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, são eles: Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Até agora, a Itália é o país europeu com o maior número de casos. Cerca de 1.600 pessoas já foram diagnosticadas e 34 pessoas morreram, a maioria idosos. As ocorrências estão concentradas na região norte do país. 

Devido a esse quadro, turistas estão com receio de realizar viagens para a Europa. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou que potenciais viajantes evitassem sair do país, mesmo que não seja uma advertência oficial.

As agências de viagem em Aracaju recomendam o mesmo, alguns pacotes de passeio já foram cancelados e/ou suspensos a fim de evitar transtornos. “A preocupação dos passageiros que estão viajando é na possibilidade do agravamento da situação no destino. Por exemplo, na Itália, onde algumas cidades estão com alto índice de contaminação, estamos orientando evitar, pois se a situação se agravar pode acontecer de pessoas ficarem retidas sem poder retornar ao Brasil, então é melhor não correr o risco”, diz o gestor comercial de uma agência aracajuana, Reginaldo Oliveira.

Mesmo assim, há quem necessite viajar, por um motivo ou outro, e a orientação do Ministério da Saúde é evitar o contato próximo com os doentes, lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca e manter os ambientes bem ventilados.

Essa epidemia influenciou no aumento do dólar, porém algumas agências disponibilizam promoções de passagens aéreas para destinos internacionais, como uma forma de estímulo, de acordo com a gerente de uma outra agência de viagem em Aracaju, Cris Viana. Ela completou dizendo que, mesmo assim, alguns clientes estão optando por fazer viagens pelo Brasil.

Em uma agência distinta, o gerente de vendas, Jean Nascimento, afirmou que os valores das viagens não sofreram grandes alterações. "Para o exterior até subiu um pouco por conta do aumento no valor do dólar e do euro, por conta desse problema. Nas mudanças das viagens, o que estamos tentando é fazer com que os clientes viagem dentro do Brasil e América do Sul onde a incidência ainda é pequena. Também para tentar evitar que as vendas caiam ainda mais”, afirmou.

Na manhã desta terça-feira (3), ocorre uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde com agências de turismo, indústria hoteleira e a administração do Aeroporto de Aracaju sobre os reflexos do Coronavírus no setor em Sergipe.

*Estagiária sob supervisão do jornalista Will Rodriguez

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
F5 News
11/05/2024  08h24 Exportações de Sergipe têm queda de 10,4% e rende US$ 12,8 milhões em abril
Joédson Alves/ Agência Brasil
10/05/2024  09h29 Imposto de Renda: prazo para tentar restituição no 1º lote acaba hoje
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
09/05/2024  07h22 Copom reduz juros básicos da economia para 10,5% ao ano
Marcos Oliveira / Agência Senado
08/05/2024  18h55 Relatório de Laércio Oliveira faz governo sentar à mesa de negociação
Erick O'Hara
08/05/2024  17h12 Sergipe registra crescimento nas vendas do comércio varejista em março

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado