Dia das Mães deve injetar quase 14 bilhões de reais na economia
73% dos brasileiros vão comprar presentes na data Economia 04/05/2017 15h00 - Atualizado em 04/05/2017 15h13Por F5 News
As compras para o Dia das Mães devem injetar quase 14 bilhões de reais nos setores do comércio e serviços, prevê uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais. Segundo estimativas, sete em cada dez (73%) brasileiros devem realizar pelo menos uma compra no período.
A data é a segunda mais importante para o varejo nacional, tanto em volume de vendas como em faturamento. Mas embora o percentual de consumidores que devem ir às compras seja elevado, a maior parte dos compradores não pretende aumentar gastos na comparação com o ano passado, procurando manter o orçamento livre de dívidas. Apenas 10% desses consumidores disseram que têm a intenção de desembolsar mais com os presentes. A maior parte (38%) planeja gastar a mesma quantia que em 2016, enquanto 27% pensam em diminuir. Os consumidores que não vão comprar presentes representam 25% da amostra e os indecisos são 2%.
Segundo o estudo, 109 milhões de brasileiros devem presentear alguém neste Dia das Mães.
“Há alguns sinais ainda incipientes de que o varejo deve iniciar uma trajetória lenta de recuperação a partir deste semestre. O Dia das Mães, como a data mais importante atrás do Natal, servirá de termômetro para confirmar ou não essa expectativa. De modo geral, a pesquisa demonstra que o brasileiro está cauteloso, mas ainda disposto a não deixar a data passar em branco”, afirma o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
A necessidade de economizar é a razão mais mencionada por aqueles que pretendem gastar menos no Dia das Mães, citada por 46% desses entrevistados. Outras justificativas são dificuldades financeiras (29%), o cenário econômico instável e aumento da inflação (23%) e o endividamento (14%). Dentre a minoria, que pretende aumentar os gastos com presentes, o desejo de comprar um produto melhor (43%) e o encarecimento dos presentes (40%) são os mais mencionados. Apenas 20% disseram que vão gastar mais porque tiveram melhoria na renda.
Considerando a soma de todos os presentes adquiridos, o gasto médio do brasileiro no Dia das Mães deve girar em torno de R$ 127, sendo que entre os indivíduos da classe C esse valor cai para R$ 112. Mais da metade (52%), contudo, não sabe o quanto irá gastar com os presentes, o que evidencia o comportamento cauteloso do consumidor.
Neste ano, os produtos mais procurados serão as roupas (26%), perfumes (20%), calçados (11%), cosméticos (8%) e flores ou chocolates (7%). Produtos com ticket médio mais elevado, como eletrodomésticos e smartphones, tiveram apenas 5% e 3%, respectivamente, das preferências.
*Com informações da CNDL
Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 680,90
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