Eventos da Fecomércio movimentaram mais de 4 milhões de reais na economia | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Eventos da Fecomércio movimentaram mais de 4 milhões de reais na economia
Semana da Sergipanidade teve participação de mais de 100 mil pessoas em Aracaju
Economia 07/11/2023 16h20


Na tarde de segunda-feira (06), foi realizada a reunião de apresentação dos resultados e avaliação da participação dos municípios participantes da Semana da Sergipanidade, que aconteceu entre 23 e 29 de outubro, na praça Fausto Cardoso, em Aracaju.

O evento realizado pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, Governo de Sergipe, prefeituras de 19 municípios, além da Abrasel e CETUR resultou na movimentação de mais de 100 mil pessoas nos ambientes da praça temática dedicada aos municípios sergipanos.

As casinhas das cidades participantes do evento movimentaram cerca de 500 mil reais em venda de peças produzidas nos municípios, entre obras de artesanato, produtos típicos das cidades, tecidos e costuras, artefatos de cerâmica, e os mais diversos tipos de materiais da produção local municipais.

Somam-se a isso, a movimentação dos vendedores ambulantes, além dos serviços de alimentação dos espaços da Semana da Sergipanidade e Praça Encantada.

“Esse foi um evento teste que desenvolvemos, tanto na Semana da Sergipanidade, quanto na Praça Encantada. Pois o nosso foco era criar um novo espaço de vivência para as famílias na praça Fausto Cardoso, com a decoração e brinquedos para as crianças, bem como a experiência de viver mais fortemente o sentimento de ser sergipano, com a participação dos municípios. Criamos os espaços de gastronomia e os resultados foram os melhores possíveis, com uma movimentação de um milhão de reais na economia criativa, entre as casinhas dos municípios, as áreas de alimentação e o movimento dos vendedores ambulantes. Tínhamos esse projeto de ocupação da praça de forma sazonal em mente, e colocamos à prova no mês de outubro. O resultado foi extraordinário e mostra que ações desse tipo são importantes para o fortalecimento de nossa economia e geração de empregos para nosso povo. Deu muito certo e outras ações nesse modelo serão realizadas em breve”, afirmou Andrade.

O prefeito da cidade de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, destacou a importância da movimentação da Semana da Sergipanidade para o município, já se colocando para a realização dos próximos eventos do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac.

“A nossa cidade só tem a agradecer ao Sistema Fecomércio, ao presidente Marcos Andrade, por ter desenvolvido um projeto que foi tão bom para nossa cidade, estimulando as pessoas a conhecerem nossa cultura, nosso artesanato, abrir um espaço para a venda dos produtos de nossa cidade e ter a cerâmica de Santana do São Francisco, para o serviço dos pratos vendidos pelos bares e restaurantes presentes na praça. Estaremos juntos para as próximas realizações de eventos assim, como foi a Semana da Sergipanidade”, disse Ricardo Roriz.

Para o prefeito da cidade de Estância, Gilson Andrade, a Semana da Sergipanidade foi um grande momento para estimular a economia da cidade, com os produtos postos à venda na casinha da cidade, além de fortalecer as manifestações culturais estancianas.

“A Semana da Sergipanidade foi um sucesso para Estância, que mostrou sua posição importante no estado como celeiro de força da economia e do turismo, trouxemos nossas manifestações culturais, e o Barco de Fogo foi um grande sucesso. Ações desse tipo estimulam a economia municipal e nossa cidade estará presente junto com o Sistema Fecomércio em novas realizações”, comentou Gilson Andrade.

Eventos similares à Praça Encantada e a Semana da Sergipanidade passam a integrar o calendário de eventos do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, com as próximas ações já em planejamento para o ano de 2023. O foco agora é trabalhar no projeto que coloca Aracaju como um dos principais destinos de turismo do Brasil no final de Ano, o Natal Iluminado.

Marcos Andrade destacou que neste ano, o evento, realizado em parceria com o Governo de Sergipe e Prefeitura de Aracaju, com patrocínio da Construtora Celi, Maratá e Energisa, será o maior evento natalino das Américas, com a participação de 17 cidades recebendo a decoração e a parada “Um Sonho de Natal”. No total, os eventos do Sistema Fecomércio movimentaram no ano, mais de 4 milhões de reais em circulação comercial de forma direta.

“Já estamos pensando no que faremos para o ano que vem, na Praça Encantada e Semana da Sergipanidade, além dos eventos do período junino, o Bem-Vindos ao País do Forró, São João na Praça e São João da Família. Mas agora o momento é de concentração total para o Natal Iluminado, que contemplará 17 cidades de Sergipe com toda a beleza e magnitude da decoração de natal que colocou Sergipe no cenário nacional do turismo. Faremos um grande evento por essas cidades, completamente integrado, fazendo o maior natal das Américas, com todo o trabalho coordenador pela Fecomércio”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac.

Fonte: Fecomércio Sergipe

Mais Notícias de Economia
Ilustrativo/ Freepik
02/05/2024  10h15 Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
02/05/2024  10h15 INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo
Igor Mathias/Secom
01/05/2024  16h13 Caged: Sergipe teve saldo negativo de empregos em março
Bruno Ribeiro/Metrópoles
01/05/2024  16h01 Lula sanciona reajuste da tabela do Imposto de Renda
Arthuro Paganini/ Agência Sergipe
30/04/2024  10h20 Desemprego cresce e atinge 8,6 milhões de brasileiros

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado