Expo Empreendedores atrai empresários e cidadãos em Socorro | F5 News - Sergipe Atualizado

Expo Empreendedores atrai empresários e cidadãos em Socorro
Economia 30/11/2017 08h04


Com a preocupação de fomentar a economia do município e contribuir para a melhor condição de vida dos socorrenses, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal do Trabalho (Semtrab) está realizando até a próxima sexta-feira (1°), o 1° Expo Empreendedores. A expectativa é atender cerca de 12 mil socorrenses durante os três dias de evento.

Segundo o diretor do NAT, Alessandro dos Santos, o público-alvo da Expo são os microempreendedores de Socorro que visam à regularização e crescimento do seu negócio. “Através da parceria com o Sebrae, os interessados estão assistindo palestras sobre temas relacionados ao Microempreendedor Individual (MEI) e depois são encaminhados para a parte de regularização de seu negócio, como a criação de CNPJ. Após esse processo, eles são atendidos pelo setor de Tributos da Prefeitura para que recebam as orientações e documentos necessários para que eles possam ser regularizados perante o município”, relatou.

Quem explica o passo a passo sobre esse processo de regularização é o analista do Sebrae, Aurélio Viana. “Estamos realizando a formalização das pessoas que estão desempenhando uma atividade econômica no município e que não possuem CNPJ. Mas antes disso, estamos ministrando algumas palestras para informar quais são as obrigações, deveres e responsabilidades de um microempreendedor. À tarde faremos algumas oficinas para orientar os socorrenses. Hoje abordaremos o tema ‘Sei controlar meu dinheiro’, amanhã será ‘Sei formar preço’ e finalizando o evento na sexta, traremos o tema ‘Sei empreender’. Tudo isso para capacitar o empreendedor para que ele possa ter condições de gerenciar seu negócio”.

Após ser orientado pela equipe do Sebrae, o microempreendedor é encaminhado para o setor de Tributos da Prefeitura, que também estava presente no evento, para finalizar a regularização. “Quando o microempreendedor cadastrar seu CNPJ, ele vai passar pelo nosso setor para orientarmos acerca do que é necessário fazer para ficar regularizado perante o município: realizar inscrição, emitir notas fiscais, está apto e trabalhar de acordo com a lei. Além disso, o MEI está regularizado ele pode receber várias vantagens que muitos deles não conhecem. Então estamos aproveitando a oportunidade e explicando os benefícios que eles poderão ter quando estão regularizados”, destacou o atendente do setor de Tributos, Eglison de Oliveira.

Participando do 1º Expo, a microempreendedora Michele Claiane, aproveitou a oportunidade de regularizar seu negócio. “Há dois anos trabalho com o ramo de roupas, mas não é legalizado. Quando soube desse evento, vi a oportunidade de fazer meu CNPJ e me regularizar perante o município. É muito importante essa ação, porque quando estamos formalizados podemos comprar com fornecedores de fora do estado. As palestras que estão sendo ofertadas também são fundamentais nesse processo, pois nos ajuda a crescer economicamente”.

Mais serviços

Embora o principal objetivo do 1º Expo Empreendedores de Socorro seja atender os microempreendedores, a Secretaria Municipal do Trabalho (Semtrab) também aproveitou a oportunidade para dar seguimento aos seus trabalhos diários.

“Continuamos com nossa capacitação profissional, tanto para trabalhadores do comércio e das indústrias de Socorro, a fim de que eles se mantenham em seus empregos, como também para os socorrenses que se encontram desempregados, para que eles possam entrar no mercado de trabalho. Estamos realizando também a inscrição para cursos profissionalizantes com duração de dois meses que serão iniciados em janeiro. E através de nossos parceiros, como Microlins, Ciee, Escola Grau Técnico e Unip, estamos realizando cursos rápidos nesses três dias de Expo, para socorrenses interessados”, afirmou Alessandro.

Ainda segundo ele, a equipe de Recursos Humanos da Semtrab está fazendo uma pré-seleção para indústrias e comércio de Socorro, além de algumas dos municípios vizinhos que irão contratar no início do próximo ano. “É um evento misto que envolve empreendedorismo, capacitação profissional e intermediação de mão de obra. O objetivo principal da Prefeitura é oferecer oportunidade de geração de emprego e renda para todos os socorrenses”, concluiu.

 

Fonte: Secom Socorro
Fotos: Antônio Carlos

Mais Notícias de Economia
Hugo Barreto/Metrópoles
06/05/2024  17h18 Vendas de combustíveis em Sergipe aumentaram 8,4% em março
As vendas durante março de 2024 atingiram cerca de 72,4 milhões de litros
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
06/05/2024  11h34 Mercado reduz projeção de inflação e prevê crescimento da economia
IPCA deve ficar em 3,72% e projeção de crescimento do PIB é de 2%
Ascom Coderse
06/05/2024  07h02 Perímetro de Lagarto prevê colheita de mais de um milhão de espigas de milho
Perímetro Piauí atende 421 propriedades com água de irrigação e assistência técnica
Rede social
04/05/2024  06h30 Lei exige que preços sejam claros em anúncios online; profissional comenta
Consumidor tem direito a informação clara sobre preço e características do produto
Agência Brasil
03/05/2024  14h55 Produção industrial cresce 0,9% em março, diz IBGE
Os dados da Produção Industrial Mensal (PIM) foram divulgados nesta sexta-feira (3)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado