ICMS: municípios têm até o dia 29 para impugnar índices provisórios | F5 News - Sergipe Atualizado

ICMS: municípios têm até o dia 29 para impugnar índices provisórios
Economia 22/07/2016 14h50


Os municípios sergipanos têm até o próximo dia 29 para apresentar impugnação junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) quanto aos índices percentuais provisórios de ICMS relativos ao ano de 2017, desde que devidamente comprovada alguma incorreção nas informações prestadas pelos contribuintes.

O prazo para recorrer teve início no dia 30/06, primeiro dia útil após a publicação dos índices no Diário Oficial do Estado (DOE), que se deu em 28/06. As impugnações deverão ser entregues em papel e meio magnético, conforme disciplina a  Portaria nº. 323, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

A Portaria cria também o mapa denominado 'Impugnação do Cálculo do Valor Adicionado', a ser utilizado pelo município impugnante. Nele deverá constar o número de inscrição no Cadastro de Contribuintes do Estado de Sergipe (Cacese), a razão social, o CNPJ, o valor impugnado e a razão da impugnação de forma objetiva. 

Relatados pela conselheira Susana Azevedo, vice-presidente do TCE, os índices provisórios de ICMS tiveram como novidade o rateio do Valor Adicionado Fiscal (VAF) da empresa Vale Fertilizantes S/A entre os municípios de Rosário do Catete, Capela, Carmópolis, Maruim, Santo Amaro das Brotas, Nossa Senhora das Dores, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, Siriri, Pirambu, Nossa Senhora da Glória, Divina Pastora, General Maynard, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Japoatã, Malhador, Moita Bonita.

O posicionamento da relatora segue entendimento da Secretaria da Fazenda, que remete ao Regulamento do ICMS/SE, segundo o qual "Em relação à produção de substâncias minerais, quando a área da jazida se estender por mais de um Município, a apuração será feita proporcionalmente, levando-se em consideração a área correspondente a cada Município, conforme concessão de lavra expedida pelo órgão competente".

Ao dar cumprimento à sua função constitucional de efetuar os cálculos para definição das quotas pertencentes a cada município em 2016, o TCE utiliza como base os dados consolidados pela Secretaria de Estado da Fazenda referentes às declarações de informações dos contribuintes nos exercícios de 2014 e 2015.

ICMS e VAF

O ICMS é um tributo cuja arrecadação é do Estado de Sergipe, mas, por mandamento legal, parte do produto dessa arrecadação é entregue aos Municípios sergipanos, proporcionalmente à participação de cada um no movimento geral das operações de entrada e saída realizadas em todo Estado, observada a legislação específica vigente.

Fonte: TCE

Mais Notícias de Economia
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/Ilustrativa
16/05/2024  19h15 Procon Aracaju realiza pesquisa de preços dos cortes de carne
Levantamento realizado pelo órgão contempla 34 itens, divididos em cinco segmentos
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
16/05/2024  14h11 Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 25 milhões
As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa
F5 News
16/05/2024  13h00 Almoço com Negócios da Acese acontece no próximo dia 28 de maio
Primeira edição do almoço em 2024 terá o tema 'Empresas que Inspiram'
Fernando Frazão/Agência Brasil
16/05/2024  07h28 TCU rejeita pedido de solução consensual entre Petrobras e Unigel
Contrato entre empresas pode ser suspenso por indícios de irregulares
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
15/05/2024  07h34 Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho
Trabalhadores do RS nascidos até dezembro tiveram benefício antecipado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado