‘Líderes precisam construir uma cultura de inovação’, diz consultor em agilidade | F5 News - Sergipe Atualizado

Entrevista
‘Líderes precisam construir uma cultura de inovação’, diz consultor em agilidade
Romário Souza fala dos desafios em operar sobre mercados em constante mutação
Economia | Por Monica Pinto 25/06/2023 19h00


O administrador sergipano Romário Souza é especialista em Business Agility, atuando como consultor em agilidade na empresa de tecnologia Stefanini Brasil, sediada em São Paulo. O trabalho em home office viabiliza que esteja prestes a concluir outro curso superior em Sergipe, agora em Psicologia, na Estácio. Em paralelo, ainda encontra fôlego para os estudos como mestrando em Administração na UFS.

No final do mês passado, ele integrou o painel “Jornada para a Liderança”, na 27ª edição do Congresso Estadual Gestão de Pessoas, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos em Sergipe (ABRHSE), entidade onde o administrador faz parte do Conselho Fiscal.

Romário Souza parece ter aplicado à própria carreira o tema central do evento - “Um mundo em transformação acelerada” – e aos 33 anos já apresenta um currículo robusto. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos e Gestão de Pessoas e Liderança, é formado em Gestão Xponencial pela Universidade Nova School of Business and Economics de Portugal e também em European Business Management pela Universidade Livre de Berlim, na Alemanha.

A tônica de seu trabalho atualmente é a mentoria no desenvolvimento de líderes. Nessa entrevista, ele comenta os desafios frente às mudanças que transcendem a gestão de negócios, influenciando o cotidiano de quase toda a sociedade contemporânea. Confira.

F5 News - O que define a mentoria de líderes e como formar profissionais com tal vocação?

Romário Souza - Na mentoria de líderes, meu objetivo é compreender as necessidades do líder em relação ao seu papel como líder de pessoas. Nessa jornada, ele/ ela pode aprender novas ferramentas e conhecimentos para selecionar, adaptar, desenvolver, apoiar e reconhecer as pessoas da sua equipe.

É fundamental que o(a) líder estruture e compreenda a jornada dos colaboradores de sua equipe, assim como seu próprio papel como gestor de pessoas. Um exemplo comum é a dificuldade que muitos líderes têm em compreender como motivar sua equipe. Na jornada de mentoria, proponho o conhecimento e as ferramentas necessárias para compreender os motivadores da equipe do mentorado. O mentorado, então, aplica essas ferramentas junto à equipe, analisa os resultados e promove ações de melhoria, com orientação do mentor. A mentoria para líderes é uma jornada contínua de aprendizado e prática.

F5 News - Não há uma espécie de pendor inato para a liderança?

Romário - Embora algumas pessoas possam demonstrar aptidões para cargos de liderança, é importante destacar que isso não significa que elas tenham conhecimento completo para serem líderes eficazes. Essas aptidões podem contribuir para a jornada do líder, mas certos desafios podem exigir habilidades e ferramentas novas.

Não se pode mais contar apenas com as respostas que solucionaram os problemas do passado, pois o cenário atual é diferente. É necessário estar aberto a abordagens inovadoras e entender que as soluções de ontem podem não ser adequadas para os desafios de hoje. Isso requer uma postura ágil, flexível e adaptável, onde os líderes estejam dispostos a buscar soluções contextualizadas e customizadas para as demandas atuais.

F5 News - Nesse panorama de aceleradas transformações na dinâmica profissional em vários segmentos, como o exercício da liderança na prática precisa se adequar?

Romário - É essencial que o líder seja capaz de gerenciar o sistema de forma a proporcionar todas as condições necessárias para que sua equipe possa alcançar o melhor desempenho com os recursos disponibilizados pela organização. No entanto, é importante frisar que esse sistema está em constante evolução ou mudança devido ao mercado. A tecnologia, por exemplo, impulsiona a velocidade, a adaptabilidade e o aprendizado contínuo, exigindo do líder o acompanhar dessas mudanças.

Um desafio enfrentado pelo líder é estruturar o sistema de modo a torná-lo adaptativo, de forma a promover valor para os clientes e criar um ambiente de trabalho que permita que sua equipe desenvolva um bom trabalho. Isso envolve estabelecer estímulos organizacionais que estejam alinhados com os motivadores de cada membro da equipe, um ambiente com segurança psicológica, definir metas claras e comunicar de forma transparente o impacto gerado para os clientes.

F5 News – O que é fundamental para alcançar esses objetivos?

Romário - O líder deve ter uma visão holística, não apenas em relação à sua área de atuação, mas também em relação a outras áreas, a fim de identificar oportunidades de conexão e promover a implementação de processos e práticas inovadoras no time que está liderando.

Para se tornar um líder eficaz, é fundamental que se mantenha atualizado sobre as tendências e avanços em sua área, bem como em áreas relacionadas, a fim de antecipar possíveis desafios e identificar oportunidades de crescimento e inovação. O líder deve buscar constantemente o aprendizado e estar disposto a se adaptar às mudanças do mercado, inspirando sua equipe a fazer o mesmo.

F5 News - Como alcançar liderança num mercado de trabalho onde qualificações antes desejáveis podem se tornar obsoletas, ao mesmo tempo em que surgem outras, novas?

Romário - É fundamental que o líder se conheça bem, compreendendo suas principais aptidões, a fim de estabelecer conexões entre suas habilidades e as demandas do mercado atual. A capacidade de se adaptar e aprender de forma contínua são aspectos essenciais para os líderes na atualidade. Eles devem ser capazes de se ajustar às adversidades do mercado em constante mudança e às transformações da sociedade, tanto em relação à gestão de pessoas em suas equipes, quanto no desenvolvimento de produtos, projetos e serviços que impactem os clientes.

Além disso, é importante que o líder esteja aberto a novas perspectivas, ideias e abordagens, buscando compreender as mudanças sociais, tecnológicas e culturais que afetam seu setor de atuação. Isso implica em estar disposto a desafiar conceitos estabelecidos e adotar uma mentalidade de crescimento.

F5 News – Como um líder que opera num segmento em decadência pode se reinventar?

Romário - Um líder eficaz é aquele que reconhece a constante mudança do mercado e prepara sua equipe para inovar em produtos ou serviços. Uma maneira de alcançar isso é estabelecendo uma conexão direta com os clientes, por meio de conversas e compreensão de suas reais necessidades.

Além disso, um líder precisa construir uma cultura de inovação na equipe. Uma abordagem para promover essa cultura é estabelecer rituais regulares de melhoria contínua do produto ou serviço. Por exemplo, o líder pode realizar reuniões semanais ou quinzenais com foco específico em melhorias. Antes dessas reuniões, o líder solicita que a equipe interaja diretamente com os clientes para entender sua visão dos produtos ou serviços, e também solicita que os colaboradores tragam dados sobre vendas ou produção. Durante esses encontros, o time pode identificar aspectos a serem aprimorados e pensar em soluções para os pontos de dores levantados.

F5 News – Pode citar um exemplo dessa estratégia na prática?

Romário - Um exemplo real foi em uma equipe que eu acompanhava como consultor, eles utilizavam uma planilha em Excel online para mapear todos os eventos de que iriam participar no ano. Só que era necessário enviar o link da planilha para gestores e colaboradores de outros times, essa planilha sofria modificações sem querer e várias informações se perdiam, gerando muitos problemas e até complicar o time para se preparar para um evento de grande porte.

Em uma reunião de melhoria, essa dor foi levantada pela equipe de eventos. Com isso, buscamos uma solução conversando com pessoas da própria equipe de eventos e gestores que usavam a planilha. A solução foi que a equipe de eventos precisava de uma ferramenta que daria acesso a um calendário digital, onde eles poderiam colocar todas as informações dos eventos e as atividades que a equipe teria para fazer antes, durante e depois do evento. Além disso, seria possível enviar o link do calendário a outras pessoas para que elas acompanhassem e se preparassem para os eventos, mas que elas não poderiam fazer nenhuma alteração.

A equipe foi à pesquisa e achamos o aplicativo Asana. Esse aplicativo resolveu o problema e melhorou o trabalho da equipe mais de 50%. Nenhum dos problemas levantados existiam mais. Lógico que a equipe teve que pagar pelo aplicativo, mas o retorno era muito maior do que a dor de cabeça que eles passavam e os prejuízos que eles tiveram com mudanças na planilha de excel online.

F5 News – Há algum caminho estratégico para que os produtos ou serviços de uma empresa acompanhem mercados em constante transformação?

Romário – O estudo do design thinking pode ser extremamente valioso para os líderes. Esse método auxilia no processo de compreensão dos clientes, geração de ideias para possíveis soluções, criação de protótipos e realização de testes com os clientes. É importante ressaltar que cada cenário requer uma abordagem específica na aplicação do design thinking, o que reforça a importância de conhecer o método e explorar suas possibilidades de aplicação.

F5 News – Como inspirar a segurança psicológica no ambiente de trabalho, citada anteriormente, no quadro de estresse, ansiedade e depressão em que mergulha a vida de tantas pessoas, no aspecto profissional e para além dele?

Romário - A construção da segurança psicológica no ambiente de trabalho é um desafio complexo e não existe uma abordagem única que se aplique a todos os cenários, não é uma receita de bolo. É essencial realizar um estudo específico do contexto e compreender os comportamentos da equipe e da empresa, levando em consideração a cultura organizacional.

A segurança psicológica é uma condição em que os indivíduos se sentem incluídos, seguros para se desenvolverem, aprenderem coisas novas e expressarem sua verdadeira identidade. Uma empresa que promove a comparação e a competição entre colaboradores acaba minando a capacidade de conexão entre as equipes. Por outro lado, um ambiente que prioriza a segurança psicológica reconhece que as pessoas podem cometer erros e aprender com eles. É um ambiente onde todos se sentem encorajados a compartilhar ideias para inovar na construção e melhoria de produtos e serviços.

F5 News – Já se deparou com a percepção de que isso não estava acontecendo?

Romário - Uma situação que atuei como consultor foi quando estava acompanhando a reunião de um dos líderes que eu fui mentor e notei que uma única pessoa estava contribuindo com sugestões para a reunião, enquanto os demais permaneciam calados. Esse é um sinal de que a equipe pode se sentir insegura para compartilhar suas ideias.

Nesse caso, recomendei que o líder tivesse esse aspecto como uma hipótese de que a falta de segurança psicológica pode estar inibindo a participação dos membros da equipe. E esse aspecto vira uma ação de melhoria. Um exemplo de ação seria realizar conversas com pessoas da equipe para compreender a razão deles não compartilharem ideias e saber o que o líder poderia fazer para ajudar no desenvolvimento delas. Algumas das práticas para promover a segurança psicológica: incentivar o diálogo aberto, valorizar a diversidade de ideias e fornecer feedback construtivo.

Um importante aspecto: uma equipe com segurança psicológica não é a mesma coisa que uma equipe sem metas a serem alcançadas. É necessário existir um planejamento da jornada desse colaborador, onde o líder irá conhecer o colaborador para desenvolver, com os recursos que possui, os estímulos que de fato se conectem com os membros da equipe. E esse planejamento não fica congelado no tempo, ele precisa ser aprimorado a cada semestre, pois tudo muda e as pessoas também.

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